
“Na Justiça do Trabalho, o movimento pela conciliação é constante, mas durante a Semana da Conciliação fazemos um esforço ainda maior”, disse a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-CE), desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno. Para a magistrada, o acordo é o meio mais rápido, econômico e pacífico de pôr fim uma causa trabalhista.
No primeiro dia de trabalhos do mutirão, foram atendidas 365 pessoas. Ao todo, 17 magistrados, auxiliados por 82 servidores, realizaram 112 audiências na primeira e segunda instâncias do tribunal. Eles conseguiram homologar 52 acordos, entre quais o que vai beneficiar os antigos ferroviários da RFFSA.
Para receber processos para a Semana da Conciliação, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará colocou um telefone 0800 à disposição da população. Os interessados também puderam agendar audiências por meio de formulário eletrônico disponível no site do TRT-CE. Alguns advogados e partes preferiram comparecer pessoalmente às varas do trabalho e ao Tribunal e solicitar a inclusão de processos para conciliação.
A pedido do CNJ, o TRT-CE disponibiliza formulários para que as partes emitam opinião sobre os serviços prestados durante a Semana de Conciliação. Estão sendo avaliados, por exemplo, a atuação dos conciliadores e a satisfação com os resultados dos acordos. Segundo o Conselho, os resultados do levantamento ajudarão a aprimorar os serviços dos próximos eventos.
Fonte: TRT-CE