Tribunal baiano ganha prêmio por trabalho em mídias sociais

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi o vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2013 na categoria “Conteúdo Web” pelo trabalho desenvolvido nas mídias sociais. A corte baiana disputou a categoria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que apresentou o projeto Espaço do Advogado, e o TRE do Maranhão, que concorreu com o Mapa Analítico do Recadastramento Biométrico.

Na premiação, promovida pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) no XI Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2013), a corte baiana disputou também na categoria “Programa de TV Nacional”, com o programa TRE-BA Notícias – prêmio que ficou para o programa Brasil Eleitor, produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Conbrascom reuniu, na quinta (10/10) e na sexta-feira (11/10), assessores de comunicação da Justiça de todo o país em torno de temas relacionados à comunicação no Judiciário, no Ministério Público, nas Defensorias, nos Tribunais de Contas e em outras instituições do meio jurídico.

Interesse público – Com a implantação de canais no Facebook, Twitter, Youtube e SoundCloud desde março de 2012, o TRE-BA abriu pela primeira vez para o público externo e interno a comunicação via mídias sociais. “As mídias sociais deram provas de que realmente podem ser utilizadas para a comunicação de interesse público”, lembrou o coordenador da TV TRE-BA, Venícios Belo, que recebeu a estatueta na premiação em São Paulo.

Ao dar o exemplo do uso do Facebook, o servidor conta que o TRE-BA tem com seu público uma relação de interatividade, que busca primeiramente quebrar o método emissor e receptor. A meta é fortalecer a comunicação com o público, permitindo o máximo de transparência a partir das postagens. “O que buscamos é esclarecer dúvidas, orientar o eleitor e encaminhar as denúncias que surgem na fanpage para a Ouvidoria”, resumiu.

O coordenador do Núcleo de Audiovisual do TRE-BA, Paulo Vieira, ressaltou que o trabalho de alimentação e monitoramento das contas é todo feito pela equipe da Assessoria de Comunicação, que, apesar de reduzida, vem mantendo um intenso ritmo de trabalho. “Esse resultado não seria possível se não tivéssemos a colaboração fundamental da presidente do TRE-BA, desembargadora Sara Brito, e do diretor-geral, André Beserra, figuras que, junto com os servidores de todas as áreas e cartórios da capital e do interior, têm sido indispensáveis ao nosso trabalho”, afirmou Vieira.

Fonte: TRE-BA