Tribunal apresenta aumento de 9,9% em conclusão de feitos

Você está visualizando atualmente Tribunal apresenta aumento de 9,9% em conclusão de feitos
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) apresentou um aumento de 9,9% na conclusão de feitos do ano de 2012 para o ano de 2013. Os números fazem parte do Relatório Justiça em Números 2014, divulgado na semana passada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Principal base de dados do Poder Judiciário sobre o perfil e o funcionamento dos tribunais brasileiros, o Relatório Justiça em Números classifica o TJDFT como o quarto colocado do grupo dos 10 tribunais de médio porte. De acordo com o levantamento realizado pelo CNJ, o tribunal do DF “apresentou a terceira menor taxa de congestionamento da Justiça”.

A taxa de congestionamento representa o percentual de processos que tramitaram e não foram baixados durante o ano. Para o TJDFT, onde há mais de 915 mil processos, o índice foi considerado satisfatório e está próximo à média da Justiça. O TJDFT conta com 334 magistrados e 10.158 servidores.

Correlação – Os números mostram também que o DF está entre as unidades da Federação com maior índice de acesso à Justiça, ao estabelecer uma correlação entre o volume processual com o número de habitantes. No TJDFT, foram constatados mais de 13 mil casos novos por 100 mil habitantes. O Tribunal está atrás do TJRJ e TJRS, ambos com 16 mil.

No relatório de 2013, o TJDFT conquistou o primeiro lugar no ranking de produtividade entre os tribunais de justiça de médio porte do país.

Fonte: TJDFT