Portuguese PT English EN Spanish ES
. . . . . .
Tribunal abre inscrições para tradutor da Copa das Confederações

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, determinou a abertura de seleção de tradutores que atuarão nos Juizados do Aeroporto e do Torcedor durante a Copa das Confederações de 2013. O Edital nº 28/2013 foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico de terça-feira (7/5). Poderão participar servidores, funcionários terceirizados e estagiários do Judiciário cearense.

As inscrições tiveram início na segunda-feira (6/5) e seguem até o dia 20 deste mês, das 9h às 17h, no 4º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza. Os candidatos devem preencher, presencialmente, um formulário no local no qual será realizada entrevista para avaliar se estão aptos a desempenhar a função. É preciso ter o domínio de qualquer idioma estrangeiro, preferencialmente inglês, espanhol ou italiano.

Treinamento – Teve início na terça-feira (7/5), um seminário de capacitação destinado aos profissionais que atuarão nos Juizados do Aeroporto e do Torcedor, em Fortaleza, durante a competição. A abertura do curso contou com a presença do presidente do TJCE e da supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

De acordo com o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo Brígido, é importante a integração de toda a Justiça e a cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para superar desafios. Já a desembargadora Nailde Pinheiro disse que o esforço faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2014. A magistrada informou que haverá plantão permanente no Juizado do Aeroporto entre 9 de junho e 6 de julho, a fim de garantir a prestação ininterrupta do serviço antes, durante e depois do torneio esportivo.

O treinamento foi destinado a um total de 150 profissionais, divididos entre juízes, servidores do TJCE, conciliadores, promotores de Justiça e defensores públicos. A iniciativa teve como finalidade uniformizar práticas autocompositivas (quando as partes encontram, consensualmente, a solução do problema) a serem aplicadas nos Juizados do Aeroporto e do Torcedor.

Conciliação – A capacitação, que está a cargo do Nupemec, é uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça. O treinamento, de 16 horas aula, seguiu até quarta-feira (8/5), das 8h às 17h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Tiveram destaque o tema conciliação e as técnicas de mediação. Os participantes também foram orientados sobre o formulário de avaliação de desempenho do conciliador.

Segundo a instrutora do CNJ, Maria Inês Arruda de Três Rios, o trabalho representa mais do que uma capacitação. Na avaliação dela, trata-se de uma sensibilização. “É importante passar para os servidores um novo olhar da Justiça, buscando atendimento pleno e mais rápido, com vistas à satisfação do usuário”, afirmou. O instrutor Umberto Suassuna Filho destacou que um dos objetivos é padronizar os serviços judiciais em todos os estados onde ocorrerão os jogos.

A Copa das Confederações será realizada entre 15 e 30 de junho. A Arena Castelão, em Fortaleza, sediará três jogos.

Fonte: TJCE

A
Fechar Menu