Tribunais criam processômetro para acompanhar Meta 2

Compartilhe

Quatro Tribunais de Justiça e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aderiram ao “processômetro”, instrumento criado em agosto último pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para divulgar a quantidade de processos relacionados à Meta 2, de nivelamento do Poder Judiciário, que prevê identificar e julgar este ano todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.

O sistema está disponível nos sites dos Tribunais de Justiça do Pará, Piauí, Rio de Janeiro e Roraima, mas só o do Tribunal Superior do Trabalho mantém o processômetro atualizado. Em 2 de outubro, faltavam 19.418 processos para o cumprimento da Meta 2, no TST.

No Tribunal de Justiça do Pará, os números da Meta 2 incluem 157.079 processos de 1º grau a serem julgados, 12.920 dos juizados especiais e outros 1.638 da justiça de 2º grau.

O objetivo do processômetro é divulgar o total de processos já concluídos, uma vez que os dados são atualizados pelos 91 tribunais brasileiros possibilitando informações diferentes a cada dois segundos. Assim, os internautas podem acompanhar a atuação dos tribunais de seus estados, a partir do momento de sua inserção no sistema.

O processômetro do CNJ inclui informações sobre processos á julgados, em todas as esferas judiciais. Até agora, foram contabilizados 1.475.869 processos julgados dentro da Meta 2 em todo o país.

EF/MM
Agência CNJ de Notícias