Treinamentos para conciliação percorrem o Brasil

Compartilhe

 

Com o objetivo de difundir a pratica de resolução de conflitos por meios pacíficos nos tribunais de justiça, o CNJ promove mais cinco treinamentos ao longo desse semestre, em todas as regiões do Brasil.

 

Com o objetivo de difundir a pratica de resolução de conflitos por meios pacíficos nos tribunais de justiça, o CNJ promove mais cinco treinamentos ao longo desse semestre, em todas as regiões do Brasil.

"O seminário se reveste de uma grande relevância pela oportunidade de todos trocarmos experiências", afirmou a participante do seminário sobre a conciliação na justiça trabalhista, juíza Maria Zuila Lima. No seminário promovido pelo CNJ em parceria com outras três entidades, 89 juizes trabalhistas de todo o país foram capacitados a conciliar mais e melhor. Segundo a juíza Márcia Nery, do Tribunal Regional Trabalho da 1ª Região (RJ) o sentimento dos juizes do trabalho que participaram do treinamento é de satisfação. Primeiro, porque o processo de conciliação feito por alguns de forma intuitiva e empírica, após o treinamento, passa a ser feito com técnicas que envolvem além do conhecimento jurídico, aspectos psicológicos e educativos, entre outros. Depois, devido ao reconhecimento da conciliação como a melhor ferramenta para a promoção da paz social, "Talvez a conciliação seja a única saída para os grandes problemas que afligem a justiça, como a morosidade", diz o juiz Roberto Almada, do TRT da 17ª Região (ES). Aspecto reforçado pelo juiz e secretário geral do CNJ "Não existe melhor meio de estabelecer a paz social do que conciliar." diz Sergio Tejada.

Na região Norte, o treinamento está previsto para Tocantins, nos dias 7 a 9 de maio. Em Sergipe, local escolhido para a região Nordeste, dias 21 a 23 de maio. Na Região Sudoeste, no Espírito Santo, confirmado para os dias 28 a 30 de maio. Na região Centro-Oeste será em Goiás, de 18 a 20 de junho. Por fim, o treinamento da região Sul se realizará entre os dias 23 e 25 de julho, em Porto Alegre.