Trabalho educacional contra a dengue continua em MT

Compartilhe

Durante as comemorações referentes ao Mês da Mulher, a coordenadora do Programa Bem Viver do Poder Judiciário de Mato Grosso, Maria Lúcia Aguiar, aproveitou a oportunidade para fortalecer a campanha de combate a dengue. “O Poder Judiciário é parceiro do governo do Estado na campanha Mato Grosso Unido contra a Dengue. São ações simples que trazem excelentes resultados”, destacou. Inclusive, conforme ressaltou, o Bem Viver tem distribuído material educativo nas comarcas, de forma a contribuir com a adoção de hábitos descomplicados que ajudam a evitar a doença.

Na sexta-feira (16/3), durante a realização da palestra sobre Saúde Financeira, no Fórum de Várzea Grande, a coordenadora entregou folders, cartilhas e panfletos à diretora e à gestora-geral da unidade, que defenderam as ações já desenvolvidas no fórum local. As representantes da Administração do Fórum Desembargador Cesarino Delfino César informaram ainda que o processo de leilão para a retirada dos carros apreendidos no pátio do fórum encontra-se em estágio avançado, o que trará maior segurança aos transeuntes (por reduzir a possibilidade de haver água parada no local), muito embora a gestão já tenha envidado grandes esforços para a boa manutenção do local.

A juíza diretora do foro, Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues, informou que a comarca tem se mantido em estado de alerta para evitar a proliferação do mosquito. “Constantemente realizamos ações para manter o ambiente limpo. O Fórum não se descuida em momento algum”. A magistrada também se referiu à ação que visa amenizar área que poderia ser considerada crítica se não fosse monitorada como é.  A Central de Praças e Leilão está organizando o leilão de parte dos veículos abrigados no pátio do fórum. O leilão eletrônico, que terá inscrições devidamente divulgadas, tem previsão de ocorrer nos meses de abril ou maio, com prazo para o arrematante retirar a sucata do pátio do Fórum.  

A gestora-geral Phiama Prado informou que atualmente sete veículos têm autorização para serem leiloados. “Identificamos os veículos que podem ser leiloados, um veículo foi restituído, outro entregue para a União, dois foram declinados para a 14ª Vara Criminal de Cuiabá e outros dois veículos devem ser retirados por uma delegacia de São Paulo e outro pela Comarca de Poconé nos próximos dias”, assinalou. A gestora ainda disse que no último mês de novembro houve um mutirão de limpeza no local, que além de limpar o pátio, reposicionou as sucatas, liberando mais dez vagas. Também foram retiradas folhas, galhos e mato, o que inibirá ainda mais possíveis criatórios do mosquito. Os veículos que permanecerem no local são ligados ao tráfico de drogas e dependem ainda de decisão judicial.

A gestora-geral destacou que todos os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito são tomados diariamente, inclusive com a utilização de lonas nas sucatas, locais que poderiam acumular água. “Além destes cuidados temos constantemente a inspeção de agentes de saúde da Prefeitura, que são as pessoas treinadas para este tipo de combate. Eles verificam todo o Fórum. Também distribuímos sprays às escrivaninhas com produto químico que inibe o desenvolvimento do mosquito”, contou Phiama. Além das ações elencadas, a Prefeitura do Município também dissemina veneno adequado por intermédio do carro fumacê.

Para evitar uma epidemia, a principal dica é que toda a sociedade permaneça constantemente em prontidão para o combate ao mosquito. Manter as caixas d’água bem tampadas e evitar que outros recipientes como garrafas e pneus, além do próprio lixo, fiquem descobertos, podendo acumular água, são atitudes simples, mas de grande valia.

Parceria – Na campanha Mato Grosso Unido Contra a Dengue, o TJMT auxilia com a confecção dos cartazes de orientação. A iniciativa conta também com apoio do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa e Associação Mato-Grossense dos Municípios.

Recentemente, a diretora-geral do TJMT, Lucymar Kiyomi Ono, encaminhou e-mail a todas as comarcas solicitando colaboração dos serventuários do Judiciário para que cada um ajude a evitar proliferação do mosquito. No documento, a diretora alerta para o período de chuvas e, por conseqüência, o aumento no número de criadouros do mosquito da dengue.
 
Siga as dicas de combate à dengue:
  – Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa apropriada;
– Remova obstáculos que possam obstruir a passagem da água pelas calhas, evitando o acumulo de água sobre a laje;
– Remova todo e qualquer recipiente, como garrafas, pneus e latas de onde possa acumular água;
– Recolha o lixo e coloque-o em sacos plásticos;
– Coloque areia até a borda nos pratinhos e vasos de plantas;
– Em caso de cultivar plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso por dentro periodicamente.

Do TJMT