A Comarca de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, realizou, na última sexta-feira (27/4) um mutirão de Conciliação em processos relacionados ao Seguro DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre –. Nesse primeiro encontro, a tentativa de acordo ocorreu em 25 processos, envolvendo a 1ª, 2ª e 3ª Varas Cíveis da Comarca.
Segundo o Juiz da 2ª Vara Cível de Santa Cruz, André Luís Moraes Pinto, a importância do projeto reside em proporcionar uma jurisdição mais célere e mais eficaz, evitando a cultura da sentença e do litígio. Compareceram às audiências as pessoas que receberam a comunicação da Justiça sobre os encontros.
Seguro DPVAT – O Seguro DPVAT é oferecido a todo o cidadão que sofre um acidente de trânsito, seja pedestre, passageiro ou motorista. As situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar.
O pedido para recebimento do Seguro DPVAT é gratuito e o próprio acidentado ou herdeiro pode requerer o pedido de indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários. Porém, muitas pessoas recorrem à Justiça para receber a indenização. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.dpvatseguro.com.br/ ou pelo telefone 0800 022 12 04.
Do TJRS