O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) inaugurou na última quinta-feira (26/1) o novo Foro da Comarca de Lajeado. O novo prédio é totalmente de propriedade do Judiciário Estadual e conta com 6.036 metros quadrados, distribuídos em oito pavimentos. Anteriormente, o Foro funcionava em duas edificações: uma delas, alugada, tinha 2.530 metros quadrados. A segunda, um prédio próprio, com 816 metros quadrados, que abriga o arquivo do Foro.
Iniciada em 13 de março de 2009, a obra do novo fórum de Lajeado totalizou um investimento de cerca de R$ 10,7 milhões, provenientes de recursos próprios do Judiciário Estadual. O prédio está adequado às normas de acessibilidade, uma vez que traz rampa para acesso de cadeirantes e quatro elevadores – dois públicos e dois de uso privado. Os banheiros são adaptados para pessoas com deficiência e o estacionamento da área também traz vagas específicas para as pessoas que possuam algum tipo de deficiência.
População atendida – Localizada na mesorregião centro-oriental do Rio Grande do Sul, Lajeado possui atualmente mais de 71 mil habitantes. A Comarca abrange ainda outros sete municípios (Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Forquetinha, Sério, Canudos do Vale e Progresso), totalizando mais de 105 mil jurisdicionados.
Classificada como Entrância Intermediária, tramitavam na Comarca, no mês de dezembro, 30.392 processos distribuídos em duas Varas Cíveis, duas Varas Criminais, Vara de Família, Juizado da Infância e Juventude (JIJ), Vara Adjunta do Juizado Especial Cível (JEC), Vara de Execuções Criminais (VEC) e Vara Adjunta da Direção do Foro. O novo endereço do Foro de Lajeado é a Rua Paulo Frederico Schumacher, 77, no Bairro Moinhos.
Do TJRS