TJRR espera realizar mais de mil audiências de conciliação

Compartilhe

 

Em Roraima, durante a Semana Nacional de Conciliação, de 3 a 8 de dezembro, os trabalhos serão coordenados pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ), que espera realizar mais de mil audiências no período. Serão mais de 60 servidores envolvidos diretamente nos processos.

Em entrevista coletiva realizada na manhã de quinta-feira, a juíza Tânia Vasconcelos disse que a conciliação é o caminho para a construção de uma convivência mais pacífica. Segundo ela, o entendimento entre as partes é sempre a melhor forma para que a justiça prevaleça.

"Nosso objetivo é ter uma sociedade capaz de enfrentar suas controvérsias de modo menos litigioso, valendo-se da conciliação, orientada por pessoas qualificadas, para diminuir o tempo na busca da solução de conflitos e reduzir o número de processos, contribuindo, assim, para a paz social", enfatizou.

No ano passado, durante a Semana de Conciliação, foram realizadas 656 audiências, com percentual de 81% de conciliações, o quarto maior índice alcançado pelos tribunais do resto do país.

A juíza Tânia informou que entre os processos ajuizados, os mais procurados são da área da família (divórcio, separação, guarda e pensão alimentícia) e no juizado especial, cobranças e danos morais.

Para atender melhor a população serão disponibilizados os serviços na Central de Atendimento e Conciliação do Juizado Especial, no Fórum, Núcleo de Atendimento da Faculdade Atual da Amazônia, Núcleo de Atendimento no Terminal de Integração do Caimbé e do Centro, além da Câmara de Conciliação, no Fórum, e comarcas do interior.

A meta nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é alcançar 200 mil audiências em todo o país. Em 2006 foram realizadas 83.618 audiências, com 46.234 acordos obtidos. Para 2007, 27 Tribunais de Justiça, 24 Tribunais Regionais do Trabalho e cinco Tribunais Federais aderiram ao projeto.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do TJRR)