TJRO apresenta boas práticas na Mostra de Gestão do Setor Público

Compartilhe

Dois projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia foram selecionados para a “I Mostra Rondoniense de Práticas de Gestão do Setor Público”, que está sendo realizada auditório da Uniron, em Porto Velho desde do dia 17 de novembro. A apresentação dos projetos, feita pela Coordenadoria de Comunicação Social do TJRO, ocorreu na manhã da última quarta-feira (18/11), ambos na categoria sociedade: “TJRO em dia com meio ambiente” e “Inclusão Digital para Índios Karitiana”.

Um público de aproximadamente 200 pessoas, conheceu um pouco mais das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo Poder Judiciário. Outras experiências bem sucedidas na área foram ressaltadas como: economia de papel, telefone e energia; coleta seletiva; inclusão digital por meio do projeto “Iniciar”. A intenção foi apresentar à sociedade os benefícios gerados com a execução dos projetos, além de apresentar os trabalhos do Planejamento Estratégico do TJ, que já possui um mapa alinhado com o Nacional.

Os mediadores da mesa, Carlos Cezar da Silva e Jorge Elarrat Canto, recomendaram as iniciativas do TJ como modelo para outras instituições. “É importante ver o Judiciário trabalhando dessa forma. Acredito que a semente plantada será refletida na sociedade”, afirmou Elarrat.

Inclusão Digital – Segundo a presidente do TJRO, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, as boas práticas desenvolvidas pelo Judiciário de Rondônia têm proporcionado bons resultados à sociedade. É o caso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que após parceria firmada com o TJ no projeto dos índios Karitiana, agora está atendendo na região de Ji-Paraná, as etnias Gavião; Tukuña; Paygap e Ikoloehj, com o curso de Montagem e Manutenção de Computadores.

Outro fator positivo identificado com a parceria TJ; Senai e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), no projeto de Inclusão Digital, é que segundo informações de representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Caixa Econômica Federal (CEF) abriu 300 vagas de estágio para os indígenas, após tomar conhecimento do projeto do Tribunal de Justiça e hoje, os índios com mais de 16 anos e que estão estudando já conseguiram uma vaga remunerada na Caixa.

Meio Ambiente – Por meio de uma iniciativa de servidores do TJRO, alinhada às orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva o Judiciário brasileiro à execução de medidas socioambientais, a instituição fez em maio deste ano a doação de 1.200 mudas e 4 mil sementes de árvores nativas da região amazônica. A iniciativa teve a parceria das prefeituras da capital, Porto Velho, e do município Itapuã do Oeste, localizado no interior do Estado.

Foram realizadas doações de 100 mudas para Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e mais 100 para a Associação Amigos, de servidores do Judiciário. Além de Aroeira, Açaí e Ipês, também foram distribuídas sementes e mudas de Buriti, Tamarindo e Cumaru.

Prêmios – O projeto de Inclusão Digital para Índios Karitiana está concorrendo aos prêmios Innovare, que identifica, premia e divulga práticas inovadoras do Poder Judiciário, Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia; ARede 2009, que contempla projetos que utilizam tecnologias da informação e comunicação (TICs) para promover a inclusão social; e Professor Samuel Benchimol, que promove a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

O “TJRO em dia com o meio ambiente”, foi premiado no 7º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, realizado em 2009, no Maranhão. Recebeu ainda menção honrosa pelo projeto durante a entrega do Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática, que foi realizado simultaneamente com o VII Seminário Internacional de Sustentabilidade: “Porto Velho, Capital da Sustentabilidade e da Justiça Climática”, realizado no último mês de outubro.

 

Fonte: TJRO