TJPR firma convênio para gerenciar e monitorar obras do Poder Judiciário

Compartilhe

Um convênio assinado nesta quinta-feira (20/08) vai possibilitar melhorias na gestão e no acompanhamento das obras do Poder Judiciário do Paraná. O acordo foi assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Hoffmann, e pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, também superintendente do serviço social autônomo Paranacidade. A parceria prevê apoio técnico para implantar uma base de informações e permite o uso do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento (SAM), do Paranacidade, com as devidas adaptações.

Segundo Forte Netto, existem 800 obras e ações de infraestrutura urbana da Sedu/Paranacidade cadastradas no Sistema de Acompanhamento e Monitoramento (SAM). “Esta parceria estreita o relacionamento entre os poderes Executivo e Judiciário, que trabalham no sentido comum de atender à população, dentro do mais avançado padrão tecnológico, melhorando a sua qualidade de vida”, destacou.

Hoffmann agradeceu ao Governo do Estado por atender ao pedido e disse que a parceria representa um avanço no serviço prestado pelo tribunal. “Este trabalho conjunto é um salto de qualidade no setor de planejamento e execução de obras”, afirmou. De acordo com o presidente do TJ, a necessidade da implantar um sistema de obras do Poder Judiciário dá cumprimento à determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para o presidente da Comissão de Planejamento e Obras do Tribunal de Justiça, desembargador Lauri Caetano da Silva, o TJ será o órgão gestor e fiscal responsável pelo acompanhamento e fiscalização de obras e ações do judiciário na Região Sul, conforme determinação do CNJ, o que deverá ser anunciado em breve. “Isto fará com que o sistema extrapole as fronteiras do Estado e seja o carimbo do Executivo do Paraná no País”, disse ele.

Pelo convênio, compete à Sedu/Paranacidade adaptar o Sistema de Acompanhamento e Monitoramento (SAM) às necessidades previamente detectadas pelo Tribunal, além de orientar e capacitar os servidores do Poder Judiciário para sua utilização. Em contrapartida, o TJ se compromete a fornecer os materiais e informações solicitados, os custos referentes ao desenvolvimento do trabalho e à montagem de equipe técnica que irá administrar o sistema. O contrato vai até dezembro de 2010, mas pode ser renovado por interesse das partes.

A assinatura do convênio ocorreu no gabinete da presidência do TJ. Também participaram da cerimônia os desembargadores Ruy Fernando de Oliveira e Lauri Caetano da Silva; a secretária Denise Richuv Santos; a subsecretária Anette Marie Roesner; e o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do tribunal, Herculano Iglesias. Do Paranacidade, estiveram na cerimônia a diretora de operações Miryan Kravchychyn e o diretor administrativo-financeiro Luiz Eduardo Halita.

  

Fonte: TJPR