Cerca de 31 milhões de internautas, em 2011, acessaram o www.tjpe.jus.br, endereço do portal do Tribunal de Justiça de Pernambuco na internet. O número representa um aumento de aproximadamente 40% em relação ao mesmo período em 2010.
De acordo com as estatísticas do Google Analytics, programa que, gratuitamente, mede a visibilidade em sites ou portais da internet, a taxa de rejeição ao site do TJPE diminuiu. Em 2010 era de 41,58%, ficando em 31,99% no ano passado, significando um ganho de audiência positiva de aproximadamente 9,6%.
A taxa registra os acessos de quem apenas fica na home de um portal. Ou seja, escolhe não navegar em seus sites ou links. O tempo médio de permanência também aumentou, e o índice de novas visitas ao endereço do TJPE, passou de 18 para 20%.
Diretórios mais acessados – Em 2011, a consulta processual teve 13 milhões de acessos, contabilizando uma diferença de três milhões a mais em relação a primeira página, que ficou na vice-liderança. O site dos Juizados Especiais ficou em 3º lugar, com quase 4 milhões. Entrando na casa dos milhares de “cliques”, a partir da 3ª posição, têm-se, pela ordem, os links do TJPEmail , Últimas Notícias, Intranet , Jurisprudência, Endereços (falecomjud), Legislação (CGI) , e os links de emissão de boletos para pagamento de custas (Darj).
Repercussão – Entre as 10 notícias mais acessadas da seção Últimas Notícias do TJPE, apenas uma, e na última posição, não se refere diretamente a servidores, e sim a suspensão de prazos processuais. Entretanto, ela está relacionada com esse tema, visto que a medida se deu por conta da greve dos servidores, ocorrida no ano passado.
Já a primeira notícia desse ranking mostra o interesse dos internautas também em acompanhar em tempo real a política de pessoal em relação aos vencimentos dos magistrados e servidores, e prova o acerto do TJPE em disponibilizar o seu conteúdo, durante o período de 2009 a 2012, logo na primeira página do site.
No início de 2010, o Tribunal instalou o link Transparência TJPE , onde os internautas podem conferir outros números relacionados a quantitativos e aos vencimentos das categorias constantes do quadro de pessoal do Judiciário de Pernambuco, além de outros dados do orçamento do Tribunal.
Um dado importante para a imagem institucional do TJPE, é que as estatísticas apontam que a expressão mais usada em sites de busca (a chamada tag) para pesquisar sobre o Tribunal é a sigla TJPE, que é comumente utilizada pela mídia em geral quando se refere à Justiça Comum de Pernambuco, sua presidência, seus magistrados e servidores.
“As estatísticas dos últimos dois anos demonstram que o site está tendo um aumento gradativo no número de acessos, e que a população quer encontrar serviços de seu interesse logo na primeira página, como é o caso da Consulta Processual”, diz a assessora de Comunicação Social, Rosa Miranda, integrante do órgão-gestor do projeto Portal Corporativo do TJPE, previsto no Plano Estratégico Decenal da instituição.
E completa: “Por isso, implantamos o acesso de uma página de intranet, em 2010, sem necessidade de uso de senha, para que a internet possa cada vez mais priorizar o atendimento aos cidadãos. À intranet, caberá cada vez mais o papel de mídia de comunicação entre os integrantes do TJPE”.
Para saber mais, acesse aqui todos os resultados da medição do Google Analytics sobre audiência do site do TJPE em 2010 e 2011.
Fonte: TJPE