O Movimento pela Conciliação quer que o cidadão participe e busque realizar acordos amigáveis. Iniciado em 2006, pelo Conselho Nacional de Justiça, o programa vem ganhando adeptos ano após ano. O Tribunal de Justiça da Paraíba está plenamente integrado na ação e incentiva os juízes a inserir na pauta da Semana Nacional de Conciliação, de 7 a 11 deste mês, “aqueles processos que sintam que há possibilidade de fazer acordo”, informou o coordenador da Semana na Paraíba, o juiz Sivanildo Torres.
Ainda segundo o coordenador, a expectativa é que o número de audiências designadas para esta semana seja maior que o da Semana pela Conciliação – Meta 2. “Esperamos que isso aconteça apesar do feriado da próxima terça-feira (08/12)”, informou o magistrado.
O senhor João José da Silva, autônomo, recorreu ao Juizado Especial Cível da Capital para resolver um conflito. O celular dele, da marca Samsumg, deu um defeito. Mas, ele não conseguiu resolver na empresa credenciada em João Pessoa responsável pelos consertos. “Eu me aborreci muito com a autorizada da Samsung. Depois que entrei na Justiça, resolvi rapidinho. A empresa de celular aceitou minha proposta e ficamos satisfeitos”, disse.
De acordo com a representante da empresa Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda., Carina Brasileiro, a fabricante de aparelhos eletrônicos não vê vantagens em postergar uma ação judicial. “Quando a empresa verifica que tem responsabilidade em uma queixa pertinente, procura mesmo fazer o acordo, de modo que o cliente saia satisfeito”, informou.
É com o espírito de resolução rápida dos conflitos que o juiz Sivanildo Torres convoca os jurisdicionados paraibanos para que compareçam às audiências marcadas para esta Semana Nacional de Conciliação na Paraíba e firmem um acordo.
“Conciliação. Com ela todo mundo ganha. Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”, esse é o slogan da Campanha.
Fonte:TJPB