TJPA promove encontro com a sociedade na praça

Compartilhe

Centenas de pessoas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o judiciário paraense, na manhã do último domingo (02/05), na Praça da República, em Belém, por meio do projeto “Conhecendo o Judiciário”, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Magistrados e servidores receberam o público, levando-lhes informação sobre os projetos, estrutura e funcionamento do Tribunal.

Segundo o presidente do TJPA, desembargador Rômulo Ferreira Nunes, o objetivo do evento foi mostrar ao povo paraense as responsabilidades do Poder Judiciário. “Tudo o que o judiciário faz foi exposto aqui na praça. Queremos mostrar para as pessoas que o Tribunal é um poder do Estado que está fazendo a sua parte. E nós queremos que as pessoas conheçam isso”. O desembargador também ressaltou que o projeto visa divulgar a função do tribunal na sociedade. “Recente pesquisa demonstrou que é muito grande a desinformação sobre o funcionamento da Justiça em todo o país. Esse projeto também pretende aproximar o público do judiciário”. 

Durante a manhã, os visitantes conferiram, em diversos estandes, informações sobre a estrutura, finalidade e funcionamento do Tribunal. Além disso, crianças e adultos puderam visitar os ônibus onde são realizadas as audiências do projeto “Justiça Itinerante”. Também houve exposição de peças do Museu do Judiciário e uma exposição de fotos, que contaram a história da Justiça no Pará.  Nos estandes, Juizados Especiais e Varas especializadas divulgaram várias leis, entre elas, a “Maria da Penha”, as leis sobre Adoção, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Agenda Socioambiental.

Ainda no local, a Secretaria de Informática ofereceu informações sobre os serviços tecnológicos que estão à disposição da sociedade, como a utilização e localização dos totens, que estão espalhados em vários pontos da cidade para que o cidadão faça o acompanhamento de processos. Os visitantes ainda puderam tirar dúvidas sobre o Portal do TJPA e sobre os serviços oferecidos, como a consulta ao Diário da Justiça eletrônico e aos processos judiciais. O TJPA também disponibilizou uma carreta para apresentação de vídeos institucionais e apresentações de teatro e música.

 

Fonte: TJPA