TJMA inicia especialização em gestão pública para servidores

Compartilhe

Com a proposta de formar mais de 300 especialistas, a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM) deu início esta semana ao programa de pós-graduação para servidores do Poder Judiciário, a partir de um convênio pioneiro com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Em São Luis, mais de 100 alunos do curso oferecido a distância assistiram à aula inaugural “Mecanismos de controle e desafios da Administração Pública”, ministrada pelo doutor em Economia Aplicada Daniel Coronel.
Os servidores dos polos de Caxias, Imperatriz, Codó, Grajaú e Pinheiro assistiriam à aula por transmissão ao vivo. Na abertura da especialização, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, ressaltou a diretriz da Universidade de investir em novas plataformas de educação e confirmou o gabarito da instituição em integrar o Programa Nacional de Formação em Administração Pública.

O diretor da ESMAM, desembargador Marcelo Carvalho Silva, que representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Junior, e o vice-diretor da escola, juiz João Santana, reafirmaram a importância do curso para a boa prestação jurisdicional.

Outros cursos – O investimento na formação dos servidores em grau de especialização está inserido nas diretrizes estratégicas da ESMAM e no Plano Nacional de Capacitação Judicial. O desembargador Marcelo Carvalho informa que até o segundo semestre será lançado o Programa de Capacitação em Educação a Distância, também em convênio com a UFMA, e que vai formar servidores para sua operacionalização no Judiciário estadual. É previsto ainda um Mestrado interinstitucional.

“A parceria com uma instituição como a UFMA, que já desenvolve atividades de EaD no Estado, fará com que a política de aperfeiçoamento profissional supere as barreiras disciplinares tradicionais, integrando o Judiciário por ferramentas metodológicas de qualidade”, acredita o desembargador.

Do TJMA