TJMA contribui para capacitação profissional de vítimas de violência

Compartilhe

Parceria firmada entre a Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) vai viabilizar a capacitação de mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas pelo projeto “Justiça Social – Além dos Limites Processuais”. O projeto é desenvolvido pela Vara Especial de Violência Doméstica de Imperatriz, que tem como titular a juíza Sara Fernanda Gama.

“O trabalho tem o apoio incondicional do Poder Judiciário do Maranhão por quebrar o ciclo de violência doméstica em nossa sociedade”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça, Guerreiro Júnior, ao receber uma cópia do projeto entregue pela juíza.

A magistrada disse que com o apoio do Tribunal de Justiça, as mulheres vítimas de violência doméstica poderão resgatar sua dignidade. “A iniciativa vem fortalecer o trabalho da Justiça, ampliando o trabalho do Poder Judiciário e dando a ele uma nova dimensão social,” ressaltou a juíza, que entregou também cópia do projeto aos desembargadores Bayma Araújo e Nelma Sarney.

Além da realização dos cursos sócio-profissionalizantes para resgatar a dignidade de mulheres vítimas de violência doméstica, o projeto vai garantir a intermediação de serviços e o fornecimento de cestas básicas, vestuário. Num primeiro momento, o projeto será desenvolvido apenas no município de Imperatriz, mas a proposta é ampliar as ações para todo o Estado.

Pesquisa realizada pelo Instituto Avon/Ipsos, em 2011, aponta que as duas principais razões para uma mulher permanecer em uma relação de violência doméstica é em 27% por falta de condições para se sustentar e em 20% por falta de condições para criar os filhos.

Do TJMA