Até o fim do mês, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás deve inaugurar as novas sedes de 23 comarcas do Estado. Os fóruns estão mobiliados e poderão começar a funcionar imediatamente após a inauguração. Outras duas comarcas também podem receber, ainda em janeiro, suas novas sedes, caso as obras sejam concluídas a tempo.
Dotar as comarcas de prédios próprios é uma das metas de maior prioridade do Plano Estratégico da gestão 2009/2011. A intenção é oferecer melhores instalações, tanto para o atendimento aos jurisdicionados como para que os funcionários possam trabalhar com mais eficiência, dignidade e conforto. Nas comarcas que ainda não possuem sede própria, o Fórum funciona em prédios cedidos pelas prefeituras locais, muitas vezes inadequados para as atividades desenvolvidas. As novas sedes são construídas em terrenos doados pelo Executivo municipal, com aval das Câmaras de Vereadores.
Receberão prédios novos, por ordem cronológica, as comarcas de Cidade Ocidental, Rubiataba, Itapaci, Campinorte, Uruaçu, Uruana, Alexânia, Corumbaíba, Cumari, Águas Lindas, Corumbá, Mossâmedes, Trindade, Cromínia, Aparecida de Goiânia, Cristalina, Goianápolis, Cachoeira Dourada, Bom Jesus, Panamá, Novo Gama, Valparaíso e Anápolis. A construção dos fóruns de Aruanã e Iaciara podem terminar antes do fim do mês.
Os modelos de fóruns construídos seguem padrões pré-estabelecidos, de acordo com a dimensão da comarca, em números de jurisdicionados e volume de processos. São cinco os modelos adotados, que variam entre um fórum com uma vara simples, de 642 metros quadrados, ao de cinco varas e um juizado, com 4.090 metros quadrados. Todos os modelos são construídos de forma a permitir futuras ampliações.
FONTE: TJGO