O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) já atingiu 69,4% na redução do número de processos incluídos na Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa concluir ainda esse ano todos processos distribuídos até 2005. Em todo o Estado, mais de 161 mil processos nesta situação tiveram andamento até agora, segundo levantamento apresentado por Luís Scartezini, coordenador de Gestão de Qualidade do TJ e membro da Comissão Gestora da Meta 2. Ainda segundo ele, só no mês de novembro, um número de 29.825 processos foram analisados, o que corresponde a quase 58% dos processos ainda pendentes de julgamento. “Essa movimentação de processos nos deixa bastante motivados em relação ao resultado final a ser alcançado pelo TJGO”, destacou Scartezini.
Conforme ele adiantou, apenas 4% das ações incluídas na Meta 2 não foram movimentadas. Em sua avaliação, o montante se refere a processos arquivados e não baixados ou àqueles sentenciados e que não foram devidamente registrados no sistema. Ainda de acordo com o levantamento, nas comarcas de entrância inicial, o estoque inicial era de 58.911 processos e, atualmente, está em 19.328. Isso significa que 67,2% deles foram solucionados.
Nas comarcas de entrância intermediária, o estoque era de 80.166 processos e, agora caiu para 19.050 processos, alcançando 76,2% de resolução. Em Goiânia, comarca de entrância final, o número caiu de 29.674 para 13.251, com alcance de 55.3% de processos julgados. “O resultado obtido é conseqüência direta da mobilização entre magistrados e servidores em julgar todos os processos pendentes de julgamento. Estamos próximo de atingir nosso objetivo. Todo esforço gasto nesses últimos dias fará diferença no resultado final”, afirmou Scartezini.
Ampliação – Com vistas a ampliação do número de processos julgados, a Comissão Gestora da Meta 2 está enviando equipes de apoio Externo para as comarca e promovendo mutirões de sentenças. Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Novo Gama, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Caiapônia, Piranhas, Aragarças, Itumbiara, Buriti Alegre, Goiatuba, Joviânia, Rio Verde, Jataí, Santa Helena de Goiás, Quirinópolis, Acreúna, Mineiros, Anápolis, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Abadiânia, Nerópolis, Goianápolis, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Bela Vista de Goiás, Senador Canedo, Guapó, Trindade, Caldas Novas, Ipameri, Morrinhos, Piracanjuba, Urutaí, Pires do Rio, Itapuranga, Goianésia, Ceres, Rialma, Itapaci, Jaraguá são algumas das comarcas que já contaram com a equipe de apoio. Os critérios para escolha dessas cidades foi a conclusão de elas detinham os maiores estoques de processos da Meta 2. Os mutirões de sentença serão realizados em Itapaci, Formosa, Rio Verde, Caiapônia e Goiânia.
Fonte: TJGO