TJES tem de 2 mil processos pré-selecionados para conciliação

Compartilhe

Um número superior a dois mil processos foram pré-selecionados para participar da Semana Nacional de Conciliação entre os dias 7 e 14 de novembro, no Espírito Santo. Qualquer pessoa que tem processo de natureza cível na Justiça pode tentar resolver o problema por meio de acordo.

 

O coordenador dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Espirito Santo (TJES), Daniel Peçanha Moreira comentou que esse quadro é flexível para facilitar e agilizar as demandas do cidadão.  “Se a parte tiver real interesse em conciliar, pode procurar o Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça ou através do Portal TJES, no link Quero Conciliar e informar que deseja participar do mutirão”.

O link Quero Conciliar estará disponível no Portal do TJES até o próximo sábado (20/10). Para realizar o cadastro basta responder as seguintes perguntas: o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), tipo de solicitante (parte interessada ou advogado), número do processo e de contatos telefônicos para que, posteriormente, o Núcleo de Conciliação possa dar retorno.

A Semana de Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, neste ano, a temática será voltada para acordos de processos envolvendo instituições financeiras e empresas de telefonia. Por isso, o TJES disponibilizou dois dias a mais para negociações. “Aqui, o mutirão irá começar no dia 5 de novembro”, comemora Peçanha Moreira. Os cidadãos que possuem dívidas com bancos, que ainda não viraram processos judiciais, também podem participar do mutirão.
 
Em dias específicos os representantes das unidades bancárias estarão à disposição para tentar um acordo. Os representantes do departamento jurídico do Bradesco atenderão nos dias 5, 6 e 12 de novembro.
 
A equipe do Itaú atenderá nos dias 7 e 8 de novembro e, o Banco do Brasil e a Financeira BV em 9 de novembro. O HSBC e a Financeira Losango participarão da Conciliação nos dias 13 e 14 de novembro.
 
No interior do Espirito Santo, as audiências serão realizadas nos Fóruns de cada Comarca e, na Grande Vitória, o evento acontece no Fórum da Prainha, em Vila Velha.

Do TJES