Levar conscientização ambiental e cidadania a pré-adolescentes em situação de acolhimento. Esta é a proposta do projeto Pequeno Cidadão, iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª Região em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
Foram selecionadas 10 crianças de duas instituições de acolhimento de Vitória para participar das oficinas, que tem como objetivo despertar os potenciais, levantar a autoestima e a consciência de zelar pelo meio ambiente. Entusiasmado, o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, Paulo Luppi comentou que “o projeto é muito atraente e desperta a criança e adolescente para as questões ligadas ao meio ambiente e cidadania. Enfim, dará uma atenção melhor às crianças e irá tirá-las da ociosidade e, com certeza, trará bons resultados”, informou.
As aulas serão realizadas ao ar livre, levando às crianças a vivência com o meio ambiente. A presidente do TRT, desembargadora Cláudia Cardoso de Souza acrescentou que “fico muito feliz do Tribunal de Justiça encampar essa proposta. O pequeno cidadão quer levar conscientização aos menores em situação de acolhimento institucional. Queremos gerar frutos”.
O Pequeno Cidadão contará ainda com oficinas de teatro, texto, exposições e palestras com profissionais das áreas que os meninos demonstrarem interesse. O projeto se propõe a estimular as escolhas educacionais e profissionais dos assistidos.
O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, informou que é muito importante a parceria entre os Tribunais, principalmente, para garantir que crianças e adolescentes tenham direitos reconhecidos.
Do TJES