TJDFT: Violência contra a mulher é tema de palestras no Fórum do Núcleo Bandeirante

Compartilhe

Nesta quinta-feira (22/09), a coordenação do projeto Compartilhando Saberes: Justiça, Comunidade, Instituição e Indivíduo realiza, a partir das 8h, uma série de discussões sobre “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”. O palco do encontro é o auditório do Tribunal do Júri do Fórum do Núcleo Bandeirante, localizado na Avenida do Contorno, área especial nº 13, lote 14.

O evento, que também irá comemorar os seis anos do Projeto, será aberto pelo juiz Ben-Hur Viza, titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Circunscrição do Núcleo Bandeirante. Na sequência, o tema será apresentado por três palestrantes distintos, que abordarão o assunto sob os enfoques social, psicológico e jurídico.
 
A professora Eva Faleiros iniciará as palestras, expondo sobre a visão social da violência doméstica e familiar contra a mulher. Mestre em Serviço Social, é pesquisadora na área da violência contra criança e adolescente, membro pesquisadora e fundadora do Cecria (Centro de Referência Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes) e coordenadora do Disque 100 – denúncias de violência contra criança e adolescente.
 
O segundo expositor, Paulo Bareicha, irá apresentar a visão psicológica do tema. Além de psicólogo clínico, o palestrante é Mestre em Educação pela UnB e professor da Faculdade de Educação daquela Universidade.
 
A Ministra do STJ e Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, irá encerrar as palestras, discorrendo sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher sob a visão jurídica do tema.
 
Após breve intervalo, quando será oferecido um lanche comemorativo pelo aniversário do projeto, o evento será retomado com espaço para a realização de perguntas aos palestrantes.
 
O projeto Compartilhando Saberes: Justiça, Comunidade, Instituição e Indivíduo, realizado pelo 2º Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Circunscrição do Núcleo Bandeirante, tem como objetivo integrar a comunidade do Distrito Federal e entorno ao espaço da Justiça, estabelecendo um trabalho didático e educativo de cunho multidisciplinar com ênfase na área jurídica.
 
Para tanto, realiza palestras periódicas com temas de interesse comum, sempre de forma gratuita e abertas ao público em geral. Além da troca de saberes, o projeto busca promover uma mudança de comportamento na comunidade, a médio e longo prazos, com vistas a diminuir o número de delitos e, consequentemente, de demandas no Judiciário.
 
Ao término do evento, será concedido certificado aos participantes inscritos.

Fonte: TJDFT