TJDF supera em 400% a Meta 6

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O objetivo era reduzir em pelo menos 2% o consumo per capta com energia, telefone, papel, água e combustível, tomando-se como referência o ano de 2009. Além de cortar gastos, a medida também serviria para fomentar uma consciência ambiental, que precisa urgentemente sair do plano das idéias para se transformar em ações concretas.

Foi isso que o TJDFT fez – ou melhor, vem fazendo. Imbuído dessa meta, o Tribunal logrou uma exitosa redução de mais de 8% no conjunto dos recursos mencionados. Para que a Meta 6 pudesse ser dada como cumprida pelos Tribunais, era necessário atingir – após a realização de cálculos matemáticos, cuja fórmula foi previamente elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – valor igual ou superior a 1. O TJDFT alcançou 4,47.

Dos itens elencados, o telefone foi o que contribuiu de forma mais incisiva para esse resultado, seguido por papel e combustível. A redução significativa no quesito telefone (média anual de 14,78) foi possível graças a um projeto institucional, constante do Plano de Ações do Biênio 2010-2012, que previa a uniformização dos prefixos telefônicos em todos os prédios do TJDFT. Com isso, a comunicação entre os Fóruns passou a ser feita por meio de ramais (prefixo 3103), gerando uma economia na ordem de 5% a 10% ao ano no valor das tarifas pagas com telefonia fixa.

A mudança sequer gerou custo de instalação, uma vez que a infraestrutura necessária já estava prevista na última licitação de serviços telefônicos realizada pelo Tribunal. Também contribuiu, o fato de que a logística de instalação foi toda coordenada pelos servidores da Casa.

Essa iniciativa já vinha sendo planejada pelo TJDFT antes mesmo do estabelecimento das 10 Metas Prioritárias do Poder Judiciário para 2010, o que demonstra a preocupação constante do Órgão com a redução de gastos e com o respeito ao meio ambiente.

Ainda com o intuito de contribuir para o cumprimento da Meta 6, o TJDFT desenvolveu uma campanha publicitária específica, focada na sustentabilidade ambiental, com o objetivo de conscientizar o público interno sobre a importância da utilização racional dos recursos energéticos.

Essa campanha aparece como desdobramento de um projeto maior de responsabilidade socioambiental criado pelo TJDFT, em 2008, e indicado pelo Ministério do Planejamento como modelo de iniciativa sustentável: o Viver Direito

Fonte: TJDFT