TJDFT reúne policiais para discutir uso do crack no DF

Compartilhe

O TJDFT promoveu, na última sexta-feira (27/05), um encontro reunindo técnicos do Tribunal, agentes de polícia, delegados civis, polícia militar, corpo de bombeiros e Secretaria de Segurança Pública, com o objetivo de discutir visões, ações e desafios no enfrentamento ao aumento do consumo do crack no Distrito Federal. Essa foi a primeira edição do projeto institucional setorial denominado Diálogos Intersetoriais sobre o Crack, promovido pela Subsecretaria de Atendimento a Jurisdicionados Usuários de Substâncias Químicas – SUAQ da Secretaria Psicossocial Judiciária – SEPSI. Na ocasião, o projeto deu voz a representantes da Segurança Pública do DF. Estão previstos ainda encontros com representantes das áreas de Saúde, Educação e Justiça.

Cerca de 40 pessoas participaram do evento que aconteceu no auditório da SEPSI, no Fórum Leal Fagundes. Para os organizadores, o resultado da ação superou as expectativas, no sentido de trocas de experiências e reflexões para a construção do trabalho em rede em torno da problemática do crack, que representa hoje um dos maiores desafios para a saúde e segurança pública não apenas do DF, como de todo o país.

O trabalho da SUAQ consiste no assessoramento aos juízes nas audiências de advertência, onde explicam aos usuários de drogas ilícitas sobre o atendimento e acompanhamento realizado pelo setor, bem como sobre os efeitos das drogas no organismo. Os usuários também são instruídos sobre uma rede de instituições (centros de reabilitação) para as quais poderão ser encaminhados para tratamento ou, dependendo do caso, locais que possam auxiliá-los no atendimento psicológico, e orientados quanto ao atendimento familiar.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJDFT