TJDFT premia servidores que inovam na prestação judicial

Compartilhe

As boas práticas devem ser sempre disseminadas, ainda mais quando são dirigidas à agilização dos trâmites judiciais. Com este intuito, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) disponibiliza na sua página na Internet o acesso ao Banco de Boas Práticas Judiciais da Instituição. A cerimônia de entrega do Prêmio Boas Práticas Judiciais do TJDFT, primeiro evento do programa, que compõe o Plano de Gestão 2010/2012, no último dia 26/03, foi marcada pela emoção dos premiados e por discursos elogiosos das autoridades presentes.

“Um clima de festa do Oscar”, destacou o Presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, ao anunciar o vencedor. Fusão das inspeções e correições nas serventias- Projeto ACISTI . Os Desembargadores Vice-Presidente, Dácio Vieira, e Corregedor, Sérgio Bittencourt, anunciaram os vencedores do 2º lugar – prática INTELL – Intimação por telefone, adoção de headset e voip.

Discursos emocionados dos servidores autores das ideias e práticas contagiaram a plateia. O servidor Cláudio Cícero Ferreira, co-autor com o servidor Lawrence Moreira João da ideia vencedora, lembrou que está próximo da sua aposentadoria e declarou que “este prêmio vai brindar uma equipe, a força do coletivo, contamos com a participação ativa de todos os servidores e estagiários, sob a coordenação da COCIJU,e conseguimos colocar no papel uma contribuição para que o Tribunal alcançasse um patamar maior, tudo graças a essa mobilização”.

O servidor Paulo Gonçalves Costa, autor da prática INTELL, em parceria com o Subsecretário de Telecomunicações Fernando Autran, emocionou a plateia ao agradecer o apoio da família, dos colegas do Juizado Especial Cível de Planaltina, onde a prática foi adotada, e ao Juiz Flávio Martins Leite, titular da 24ª Vara Cível, onde trabalha atualmente. Representando a autora da ideia premiada em 3º lugar, Central de Informações sobre as partes, Juliana da Silva, o servidor Ariovaldo Furtado agradeceu à administração, aos colegas e a todos que acreditam na Eficiência do trabalho.

O auditório Sepúlveda Pertence esteve lotado de servidores que foram prestigiar tanto o projeto, quanto os colegas que inscreveram suas ideias e ações no Banco de Boas Práticas. Além da administração superior do Tribunal, prestigiaram o evento o Presidente do TRE/DF, Desembargador João de Assis Mariosi, o Juiz Carlos Martins Filho, 1º Vice-Presidente da Associação dos Magistrados – AMAGIS/DF, a servidora Wanda Maciel, Presidente da Associação dos Servidores do TJDFT – ASSEJUS, o Chefe de Gabinete da Presidência, Michel Kury, o Secretário Geral do TJDFT, Guilherme Juliano, e a Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica Liz Kopper.

O evento também contou com as presenças do Diretor do Departamento de Gestão Estratégica e da Diretora do Departamento de pesquisas do Conselho Nacional de Justiça, Fabiano de Andrade e Leda Bandeira, e das promotoras de Justiça Taís Ferreira e Ana Luiza Lobo Osório, respectivamente Chefe de Gabinete e Assessora de Políticas Institucionais do MPDFT.

Ao discursar, o Desembargador Presidente, Otávio Augusto, agradeceu a participação dos servidores e citou Tomas Edison (“se quiser ter uma boa ideia, tenha uma porção de ideias”) como inspirador de toda uma geração na busca de melhores condições de vida e de trabalho. “O TJDFT não pode mais ser uma união de unidades judiciárias, hoje nós funcionamos como um todo, em que cada um dos que aqui militam buscam trabalhos em equipe”, reforçou.

O Desembargador Corregedor, Sérgio Bittencourt, Presidente da Comissão das Boas Práticas, ressaltou que “estamos em busca de dias melhores, de sermos melhores e, para isso, é preciso o reconhecimento do valor do próximo – os nossos servidores – que nunca recusaram sua colaboração para o engrandecimento da Casa”.

A gestora do Projeto de Disseminação das Boas Práticas, Abigail Junqueira Torres, agradeceu o apoio irrestrito da Administração, dos servidores, e de outros setores que foram parceiros e atenderam ao convite da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, em especial à ACS pela campanha de divulgação e mobilização. “A semente foi lançada e os frutos serão colhidos com o tempo. O espírito do empreendedorismo ficará marcado no TJDFT” (Desembargador Presidente Otávio Augusto Barbosa).

Do TJDFT