O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) escolheu as instituições que participarão da Semana Nacional de Conciliação, de 7 a 14 de novembro. A maioria são bandeiras financeiras interessadas em solucionar os conflitos por essa modalidade de acordos.
As instituições envolvidas são: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, BRB, Cartão BRB, Citibank, Citibank Card e Casas Bahia. Sendo que algumas foram convidadas e outras entraram em contato com o TJDFT para integrar o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo CNJ.
A Semana Nacional de Conciliação será realizada, simultaneamente, em todos os Tribunais de Justiça do país, nas esferas estadual, federal e do trabalho. Para aquele período foram pré-selecionados cerca de 660 processos que tramitam no TJDFT. Serão 11 salas de atendimento com mais 3 salas de reserva para possíveis atrasos e inclusões.
Em 2011, o TJDFT contribuiu para resultados positivos da Semana Nacional da Conciliação. Aliás, o TJDFT realiza mutirões e semanas de conciliação desde 2003, sempre inovando e com resultados acima da média. Somente neste ano de 2012, o TJDFT já realizou cinco semanas de conciliação. Para isso, conta com o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC, vinculado à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo Desembargador Lecir Manoel da Luz, responsável pelo desenvolvimento das semanas de conciliação no âmbito do TJDFT.
Entre suas ações, o Nupemec é responsável também por estudos e propostas para o aperfeiçoamento da política judiciária de solução consensual de conflitos por meio de mediação e conciliação e pela compilação e envio ao CNJ dos dados da Semana Nacional de Conciliação.
O horário de atendimento será de 8h às 18h, sendo o primeiro pregão às 8h30 e o último 17h10, com intervalo para almoço. Antes da Semana Nacional que irá acontecer em novembro, o TJDFT realizará outra Semana de Conciliação, de 17 a 19/10.
Do TJDFT