TJDFT inaugura primeiro posto de abastecimento ambientalmente correto

Compartilhe

Na próxima segunda-feira, 24/8, o Tribunal de Justiça do DF e Territórios dá uma nova prova de responsabilidade ambiental, com a inauguração do primeiro Posto de Abastecimento e Lavagem de Veículos Oficiais Ambientalmente Viável no Distrito Federal. Localizado no Setor de Garagens Oficiais Norte, quadra 02 lotes 70/90, próximo ao DETRAN, a inauguração do posto, prevista para as 17h, consolida mais uma ação vinculada ao Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT: Viver Direito.

A obra, planejada e concluída na gestão do atual Presidente, Desembargador Nívio Gonçalves, é fruto de um projeto inovador que contemplou a reforma total do antigo posto de combustível do TJDFT, adequando-o integralmente às legislações ambientais. Além de contar com bombas eletrônicas do tipo DUAL que permitem o abastecimento automatizado, proporcionando economia e precisão de combustível, o novo posto tem como diferenciais a possibilidade de captação e aproveitamento de águas pluviais, o gerenciamento de vazamentos e o tratamento de resíduos.

A captação de águas tornou-se possível, uma vez que o posto é dotado de três tanques com capacidade individual de 1.500 litros para armazenamento de água das chuvas, que será usada para a lavagem da frota oficial do TJDFT (cerca de 300 veículos). Após sua utilização, uma máquina recicladora permitirá o reaproveitamento dessa mesma água para novas lavagens. Com isso, a Subsecretaria de Transportes do TJDFT espera reduzir o consumo de água, de 400m3 por mês, em cerca de 90%.

Como o transporte da água – dos tanques até os boxes de lavagem – será feito por meio da força gravitacional, o equipamento dispensará também o uso de energia elétrica para bombear a água, gerando mais economia.

Já os tanques subterrâneos do tipo ‘jaquetados’, com parede dupla e dotados de sistema de automação eletrônica, permitem a detecção de vazamento de combustível entre as paredes ou na base das bombas, impedindo qualquer contaminação do meio ambiente e tratando-se de sistema pioneiro no DF. A nova pista de abastecimento, totalmente impermeável, também foi construída de forma a evitar qualquer contaminação do solo, mesmo em caso de vazamento de combustível.

Outra ação ambiental gerada e que merece destaque refere-se ao desenvolvimento de uma estação de tratamento de todos os resíduos combustíveis provenientes do posto de abastecimento, na troca de óleo e na lavagem de peças automotivas, de modo que não venham a atingir a rede de esgoto sem o tratamento adequado.

E as novidades não param. Mais uma ação ecológica implantada diz respeito à instalação de calibragem dos pneus dentro dos boxes de lavagem. Assim, toda vez que um veículo for encaminhado para lavagem, terá seus pneus calibrados, evitando o desgaste prematuro dos mesmos e propiciando uma significativa redução no consumo de combustível.

Diante das modificações inovadoras trazidas pelo Posto de Abastecimento e Lavagem Ambientalmente Viável do TJDFT, a Instituição reafirma sua postura de ações afirmativas relacionadas ao meio ambiente, por meio de atuações que visam a economia e a sustentabilidade do planeta.

 

Fonte: TJDFT