A Semana Nacional de Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios terminou com um recorde: 82% de acordos realizados, representando mais de sete milhões e quatrocentos mil reais de valores acordados. No total, foram realizadas 978 audiências, lembrando que cada audiência representa um processo, envolvendo nada menos do que 4 mil e 797 pessoas.
“Se fosse para definir com duas palavras os resultados obtidos diríamos: um sucesso!”. A afirmação é da juíza Marilza Neves Gebrim, Assistente da Corregedoria e Coordenadora da Comissão de Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Segundo ela, o índice de 82% de acordo realizados é superior à média prevista anunciada pelo Corregedor da Justiça do DF, desembargador Sérgio Bittencourt, que era de 70%.
A juíza Marilza destacou que o índice de acordos obtidos só foi possível graças ao empenho dos “conciliadores e a colaboração das partes e advogados que atenderam mais este chamado do Judiciário”.
A Semana Nacional de Conciliação do TJDFT integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo CNJ e é realizado, simultaneamente, em todos os Tribunais de Justiça do país, nas esferas estadual e federal.
No TJDFT, foram disponibilizadas, para o atendimento das partes, 37 bancas, sendo quatro para os processos de 2ª Instância, uma para os processos dos Juizados Especiais, e 32 para processos da 1ª Instância. As instituições financeiras que participaram da Semana foram o Banco Bradesco e ItaúCred.
Fonte: TJDFT