TJDFT apoia movimento Limpa Brasília

Compartilhe

No próximo domingo (21/08), Brasília será palco de mais uma ação do movimento internacional de limpeza do planeta Terra: o Let´s do it! O objetivo da ação “Limpa Brasília” é reunir o máximo de voluntários possíveis, para coletar o maior volume de lixo reciclável do país, por habitante, em pontos distribuídos em todo o DF.

O movimento, criado há 10 anos na Europa, pela ONU, UNESCO e entidades ambientalistas, visa preservar o meio ambiente e iniciar um processo de conscientização para promover a mudança de hábito do cidadão brasileiro ao promover a educação ambiental na prática, valorizando e estimulando o respeito à profissão do catador de material reciclado.

O TJDFT apoia essa ação, por meio da parceria que tem há três anos com a Central de Cooperativas de Catadores de Lixo do DF, para recolhimento de todo o lixo reciclável produzido pelo órgão e seus servidores. A parceria prevê o sustento de cerca de 1.300 famílias que vivem da coleta seletiva de lixo. Neste sentido, o TJDFT realiza campanhas de conscientização junto aos magistrados e servidores para a seleção correta do lixo que é destinado à reciclagem, como papel, plásticos, embalagens limpas, pilhas, baterias e lâmpadas.

A parceria é resultado do Programa Viver Direito, agenda de responsabilidade socioambiental do TJDFT. O compromisso com o meio ambiente está consolidado no Plano Estratégico do TJDFT, previsto para ser implantado até 2016, que inclui a meta de intensificar práticas de sustentabilidade sócio-ambiental, tema do projeto PROAMB do Plano de Gestão do Biênio 2010-2012 do Tribunal.

Como participar – Seja um voluntário! Entre no site www.limpabrasil.com, cadastre-se e faça parte da mudança!
Saiba como participar e retire o seu kit voluntário clicando aqui. Assim como já aconteceu em diversas cidades do mundo, os voluntários que se cadastrarem receberão um kit, para coletar 1 saco verde de resíduos sólidos. Em todo o DF, serão instalados diversos pontos de coleta e distribuição dos sacos. A ideia do Lets do It é fazer com que todos os habitantes das grandes cidades adotem o conceito de que é um “catador” de lixo e de que tem consciência de seu compromisso com a limpeza urbana.

Os voluntários também podem colaborar como agentes disseminadores do movimento, por meio do facebook, twitter e emails, postando fotos de lixos jogados em locais indevidos ou mensagens de apoio. A meta é ter 30 mil pessoas cadastradas no site como voluntários do Movimento Limpa Brasil Let`s do It! Brasília

Ao final do dia 21 de agosto de 2011, cada voluntário terá um convite para o Show de Encerramento em Homenagem à Terra, às 17h, no canteiro central da Esplanada dos Ministérios ao lado do Museu Nacional da República.

Fonte: TJDF