TJDFT adere às redes sociais e aumenta inserções na mídia

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Atento ao novo modelo de comunicação em tempo real, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) aderiu, desde o ano passado (2010), às redes sociais como estratégia de comunicação com os seus diversos públicos. A primeira a conquistar a Justiça local foi o Twitter, tanto que em junho do ano passado o TJDFT já estava no microblog no endereço: http://twitter.com/TJDFT_Noticias. Por meio dessa rede social, o Tribunal divulga diariamente decisões judiciais e informações institucionais. Atualmente, o Twitter do Tribunal conta com mais de 4,5 mil seguidores.

Mas o Twitter não é a única rede social em atividade na Justiça do DF. Em 7 de fevereiro de 2011, o TJDFT aderiu ao canal Youtube, em parceria com O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que cedeu um espaço em seu portal para o TJDFT. No local, (http://www.youtube.com/view_play_list?p=7D8EE33628AA08AA) são disponibilizados vídeos institucionais que mostram ações, projetos e programas desenvolvidos pelos diversos setores da Casa. Atualmente, mais de 20 vídeos sobre o TJDFT estão disponibilizados no Youtube e a intenção é ampliar esse universo.

Além do Twitter e do Youtube, o Tribunal também possui o Flickr, que é um site de hospedagem e partilhamento de imagens fotográficas. Ele pode ser acessado no endereço http://www.flickr.com/photos/tjdft_noticias ou por meio de um ícone disponibilizado na página do Tribunal. Caracterizado também como rede social, o Flickr permite ao TJDFT criar álbuns para armazenamento de imagens institucionais, disponibilizadas aos usuários externos. O Flickr organiza e classifica as fotos predominantemente por meio de categorias – apelidadas de tags (ou etiquetas), o que torna o processo de busca fácil, ágil e totalmente interativo.

A utilização de redes sociais pelo Judiciário local é um fenômeno. Por meio delas, o público fica sabendo, a um clique, as informações em tempo real. Segundo estatísticas recentes, as redes sociais são visitadas diariamente por 2/3 da população global. No Brasil, 80% dos usuários da rede usam as mídias sociais, e o tempo gasto nos sites de relacionamento tem crescimento três vezes superior à média da internet.

Além de estreitar o relacionamento com o público, o uso das redes sociais no Tribunal acarretou um aumento da inserção de matérias sobre o TJDFT na grande mídia. Estatísticas da Assessoria de Comunicação do TJDFT mostraram que de 25/06/2010 a 25/06/2011 foram publicadas 7.737 matérias contra 6.833 publicadas no mesmo período do ano anterior (24/06/2009 a 24/06/2010). Isso representa um aumento de 13,2% no número de notícias publicadas na grande mídia por revistas, jornais impressos e virtuais, sites de notícias e também sites especializados na área jurídica.

O aumento de 904 notícias representa 13,2% de matérias a mais sobre o Tribunal, o que atende ao direito dos cidadãos à informação e ao acesso ao Poder Judiciário. Siga a Justiça do DF e fique por dentro do que acontece aqui. 

Do TJDFT