TJDFT abre semana de incentivo à amamentação

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) abriu nesta semana, com a participação do presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Há quatro anos, o tribunal aderiu à campanha que acontece anualmente, entre os dias 1º e 7 de agosto, em mais de 150 países. O presidente lembrou o compromisso da casa para com as gerações futuras ressaltando que os bebês que nascem hoje poderão viver mais de cem anos e que os esforços empreendidos pelo Programa de Assistência Materno-Infantil PRO-AMI buscam dar a eles vida com qualidade. O Tribunal incentiva o aleitamento na instituição, através do PRO-AMI, por meio do berçário e de palestras sobre o tema.

O Secretário-Adjunto de Saúde do DF, Elias Miziara, presente à solenidade, aproveitou a ocasião para incentivar as grávidas e lactantes presentes a doarem o leite que produzirem a mais para o banco de leite humano. A assessora técnica Amanda Moura, representante do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que, este ano, o Ministério elegeu como foco de sua campanha o tema “Amamentação, Uma Experiência em 3D”, englobando as dimensões sociais, culturais e biológicas do aleitamento. Ela elogiou a importância do trabalho do PRO-AMI, ressaltando que o incentivo que o TJDFT oferece às mães é fundamental pois, segundo explicou, quando a lactante não tem o apoio externo, entre eles, o de seu empregador, ela se sente sozinha na tarefa de amamentar o filho.

A solenidade contou com a apresentação das crianças do berçário cantando duas músicas aprendidas na aula de iniciação musical infantil. O PRO-AMI homenageou a servidora Karin Vedana que, ao lado do filho Henzo, emprestou sua imagem para o cartaz da campanha de 2011 e entregou às autoridades e também aos demais presentes, o botom comemorativo do aleitamento materno no TJDFT.

As atividades da Semana de Aleitamento no Tribunal prosseguem com a realização de três palestras. A Semana Mundial do Aleitamento Materno, oficialmente celebrada no início de agosto, foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) que, a cada ano, define o tema a ser trabalhado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas. O objetivo é incentivar a amamentação que promove o desenvolvimento mental da criança, transfere anticorpos para ela, estabelece vínculo afetivo entre mãe e filho, ajuda a alinhar os dentes, oferece um alimento com melhor digestibilidade do que o leite artificial e é gratuita.

No Brasil, a Semana vem sendo coordenada, desde 1999, pelo Ministério da Saúde que é responsável pela adaptação do tema ao país e pela distribuição de cartazes e folders. Apóiam também o evento as secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, os Hospitais Amigos da Criança, sociedades de classes, ONGs e organizações internacionais.

Fonte: TJDFT