TJCE promove primeiro debate do ciclo de palestras sobre gestão organizacional

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou, na última quarta-feira (2/5), ciclo de palestras voltado à qualificação e ao aprimoramento dos servidores. A discussão inicial foi sobre o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), criado pelo Governo Federal em 2005 com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público.

 

O tema foi apresentado pela coordenadora do Núcleo Estadual do  GesPública, Sílvia Kataoka de Oliveira. A palestrante falou da evolução da administração pública no Brasil, do modelo patrimonialista ao gerencial, adotado, atualmente, pelas organizações. “O foco agora é na eficiência e na redução dos custos, o que proporciona maior qualidade nos serviços prestados”, explicou.

Sílvia Kataoka de Oliveira ressaltou que o programa, em implementação nas esferas federal, estadual e municipal, busca fazer com que pessoas e organizações atuem de forma a transformar a gestão pública. “A sociedade está cada vez mais consciente dos seus direitos. Daqui pra frente, as entidades devem sempre pensar em formas de melhorar o setor público para atender a essas demandas”.

A palestrante destacou ainda que, para serem bem-sucedidas, as organizações devem desenvolver ações de responsabilidade social e contar com pessoas motivadas. Os gestores também têm papel relevante nesse cenário, pois devem atuar de forma conjunta para que a instituição tenha bom desempenho e imagem positiva na sociedade. “O modelo de gestão precisa ser participativo, envolvendo toda a organização. Isso gera comprometimento e bons resultados”.

O ciclo de palestras está sendo organizado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas. O próximo debate será no dia 23 de maio e terá como tema “O Processo de Mudança Organizacional para Gestão Eficiente de Projetos”.

Do TJCE