Devido ao ritmo acelerado da Semana Nacional da Conciliação no Ceará, os servidores do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, estão recebendo aulas de ginástica laboral, para que disponham de disposição e saúde para melhor atender à demanda de audiências agendadas. Os exercícios físicos são orientados pelo fisioterapeuta Fábio Marangoni, que coordena o Programa Qualidade de Vida implantado este ano pela Diretoria do Fórum, para prevenir as patologias ocupacionais.
Durante as sessões, que acontecem diariamente, os servidores conhecem exercícios simples de alongamento que podem ser realizados durante o expediente, no próprio posto de trabalho. São necessários apenas cinco minutos para sentir a musculatura do corpo relaxar. A servidora Gorete Pinheiro, da 4ª Vara de Família, conhece bem os resultados benéficos que a prática regular de exercício físico pode proporcionar ao corpo. "No final do expediente, eu sempre sentia dor na coluna. Agora, para evitar o problema faço hidroginástica três vezes por semana", disse.
Nas aulas, Fábio Marangoni alerta que hábitos como sentar de forma incorreta, repetitividade de movimentos, bem como regulagem errônea do mobiliário, são práticas que acabam gerando dores no corpo e podem comprometer o rendimento no trabalho. Ele aconselha que a ginástica laboral seja feita, diariamente, antes e depois, ou nos intervalos do expediente.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do TJCE)