TJ da Bahia proporciona curso de técnicas de mediação

Compartilhe

Terça, 14 de Outubro de 2008

Juízes de Salvador e do interior da Bahia têm até sexta-feira (17/10), para se inscrever no curso de técnicas de mediação, que será promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado com o propósito de sensibilizar e incentivar os magistrados que atuam na coordenação das regiões que participarão da Semana Nacional de Conciliação. A Semana será promovida pelo Conselho Nacional de Justiça de 1° a 5 de dezembro.

O curso será ministrado pelo juiz e professor baiano André Gomma de Azevedo, instrutor do Movimento Nacional pela Conciliação, em duas turmas, cada uma de 28 a 40 integrantes, segundo as normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A primeira, de 21 a 24 próximos, das 8 às 18 horas, na Emab, reunirá magistrados baianos, enquanto a segunda, de 11 a 14 de novembro, também na Emab, no mesmo horário, reserva 10 vagas para os juízes coordenadores dos 10 pólos regionais da Semana Nacional de Conciliação. Caso haja procura superior ao limite determinado para as turmas, o Tribunal poderá abrir novas turmas, informa Alvamari Costa do Valle, integrante da Comissão de Conciliação.

O curso é gratuito, mas o Tribunal de Justiça não vai se responsabilizar por outras despesas, como passagem e hospedagem para os juízes do interior. A Comissão de Conciliação vai avaliar as inscrições e organizar as duas turmas de forma que não haja prejuízo no funcionamento das comarcas com a ausência de seus magistrados. O curso terá ainda a certificação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Serão seis módulos: “A cultura da guerra e a possibilidade de composição: aspectos teóricos e fundacionais preliminares”, “Os métodos autocompositivos e heterocompositivos de tratamento dos conflitos: entre o tradicional e o inovador”, “A busca da cooperação através das técnicas de composição de conflito baseadas na negociação”, “Comunicação e conciliação como meio de restabelecer o diálogo”, “Elementos constitutivos da arte de conciliar negociadamente conflitos: ferramentas e técnicas” e “Conciliação: superação de barreias na resolução de disputas”.

Para se inscrever, o magistrado deve ligar para (71)8103-8082, 3372-5211 e enviar fax para (71)3372-5292.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJBA