Sistema estratégico é fundamental para aprimorar serviços, diz professor de Harvard

Compartilhe

A implantação de um programa estratégico de ação é fundamental para o sucesso de toda corporação pública ou privada, afirmou, nesta terça-feira (07/12), David Norton, professor da Harvard University, em palestra por videoconferência aos participantes do 4º Encontro Nacional do Judiciário. O evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Rio de Janeiro reúne os presidentes dos 91 tribunais brasileiros. Norton ressaltou que o CNJ vem trabalhando nos últimos anos para melhorar a gestão do Poder Judiciário, mas alertou que a tarefa não é fácil: se a estratégia não for muito bem formulada, não se consegue implantá-la.

“É muito difícil implantar uma estratégia de ação”, afirmou. Segundo ele, o principal erro cometido pelas corporações é deixar a estratégia desvinculada do plano de gestão. São duas ações que precisam caminhar juntas e conter diversas iniciativas, como atualização tecnológica e envolvimento de todos os servidores no projeto. O objetivo final é obter melhores resultados. É fundamental também, segundo ele, implantar mecanismos de gerenciamento de resultados.

Norton aconselhou o Brasil a buscar conhecimento em experiências de outros países: “Vocês não estão sozinhos. Muitos já passaram por esse processo”. A chance de sucesso, segundo ele, é três vezes maior quando se tem um sistema formal de gestão. O 4º Encontro Nacional do Judiciário, com a participação de representantes de todos os tribunais do País, será encerrado no final da tarde desta terça-feira (7/12).

Gilson Euzébio

Agência CNJ de Notícias