Durante a mobilização – que contou com atuação integrada dos juízes Márcio José Costa, Ticiany Palácio, Ana Cristina e Teresa Mendes –, houve distribuição de lembrancinhas e laços rosa para advogados e o público atendido como estímulo à participação.
A campanha Outubro Rosa, que em todo mundo visa promover o combate ao câncer de mama por meio da prevenção pelo diagnóstico precoce da doença, recebe apoio do Judiciário maranhense em cada nova edição. Em 2014, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ-MA) já vinham manifestando apoio à iniciativa com ações internas. O Fórum de São Luís também intensificou as ações na sexta-feira (17/10), oportunidade em que servidores vestiram rosa e distribuíram laços na mesma cor para o público que esteve no prédio da Justiça, que também já conta com iluminação externa em tom rosado.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que em 2014 sejam diagnosticados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil – é o tipo da doença que mais mata no país. Informações do instituto também apontam o diagnóstico tardio como a principal causa do alto índice de mortalidade no Brasil, se comparado com países desenvolvidos.
Campanha – O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Norte-americano, outubro se tornou o mês de prevenção do câncer de mama nos EUA.
O câncer de mama, como todo tumor maligno, é caracterizado por um crescimento acelerado, desordenado e agressivo de células, que por consequência de uma mutação adquirem a capacidade de se multiplicar. Na fase mais aguda, o câncer costuma se espalhar para outras partes do corpo, um fenômeno conhecido como metástase.
A doença recebe este nome porque atinge glândulas mamárias formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. Há diferentes tipos de câncer de mama e a realização do procedimento médico conhecido como biópsia permite uma análise patológica do tumor, o que ajuda a identificar qual é o estágio do câncer.
O câncer tem cura, mas é importante o diagnóstico precoce. A principal arma é a prevenção, que inclui procedimentos que podem ser realizados em casa ou por meio de exames médicos especializados. Destaca-se que a maioria dos nódulos detectados na mama é benigna e quanto mais cedo eles forem detectados mais fácil será a cura.
Fonte: CGJ-MA