Serviço Médico coleta material para teste de DNA

Compartilhe

O serviço médico da Justiça do Amapá realiza ações de coleta de material para investigação de paternidade nas comarcas no interior e da capital, a partir de processos oriundos das varas de família. O trabalho tem como finalidade alcançar uma sentença satisfatória para as partes envolvidas e atender a demanda de processos em andamento.

As ações já são realizadas desde junho, na capital e em Santana. De acordo com calendário anual do Serviço Médico, para as demais comarcas as ações que iniciaram dia 27 de julho encerram em agosto. Para que todas as comarcas possam ser contempladas, uma equipe composta por dois técnicos de enfermagem e um motorista é responsável por fazer a coleta desse material.

A primeira ação no interior ocorreu em Laranjal e Vitória do Jari entre os dias 14 e 18 de julho; de 27 até 1º de agosto a equipe esteve nas comarcas de Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca e Serra do Navio. No período de 4 a 9 de agosto, o trabalho de coleta de DNA acontece nas comarcas de Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Oiapoque.

De acordo com o Chefe do Serviço Médico do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Edinaldo Siqueira, essas ações alcançam resultados muito positivos. Antes as pessoas tinham que se deslocar até a capital por que o exame era feito apenas aqui e isso gerava uma grande vazão, agora a equipe é que vai até as comarcas. A partir disso o serviço passou a ter uma adesão de 80 a 100%.

Ele ainda ressaltou que há uma grande demanda nos pedidos de realização dos testes de DNA, e mesmo com um limite de 360 vagas anuais divididas entre as Comarcas, todos os processos são coletados, agendados e concluídos com êxito.

Fonte: TJAP