Seminário discute conciliação em Fortaleza

Compartilhe
Quarta, 22 de Outubro de 2008

O Centro de Treinamento do Fórum Clóvis Beviláqua em Fortaleza, promove, no próximo dia 31, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), o II Seminário de Conciliação, que tem como tema: “O Compromisso da Conciliação”. O evento faz parte da política de incentivo à cultura do diálogo no âmbito da primeira instância, para dar mais rapidez aos processos.

O Seminário tem como objetivo promover o aperfeiçoamento de magistrados, conciliadores, diretores de secretaria e demais servidores que atuam em sessões conciliatórias para o desempenho efetivo de suas atividades. Quanto mais treinados mais habilitados ficam os juizes para reduzir o número de processos em tramitação, aumentar o pleno acesso à justiça e conscientizar o cidadão de seus direitos.

O evento marca, ainda, o lançamento oficial dos trabalhos da III Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça de 1º a 5 de dezembro próximo.

No ano passado, o Ceará, pela segunda vez consecutiva, foi referência nacional na Semana Nacional da Conciliação. Foram realizadas em todo o Estado 22.792 sessões conciliatórias, desse total, 11.807 obtiveram acordo, perfazendo um percentual de quase 52% de êxito. Também foram lavradas 34 escrituras de separação e divórcio consensuais pelo serviço cartorário colocado à disposição dos casais pobres na forma da lei.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fórum Clóvis Beviláqua