No primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), foram realizados 128 acordos, representando quase 74% do total de audiências realizadas, o que representou cerca de R$ 1 milhão e cem mil reais de valores acordados.
A Semana Nacional de Conciliação do TJDFT, que acontece até 02/12, integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizado, simultaneamente, em todos os Tribunais de Justiça do país, nas esferas estadual e federal.
No TJDFT, serão disponibilizadas, para o atendimento das partes, 37 bancas, sendo quatro para os processos de 2ª Instância, uma para os processos dos Juizados Especiais, e 32 para processos que tramitam na 1ª Instância.
Ao todo serão apresentados para conciliação 1.665 processos, que têm como parte os Bancos Itaú e Bradesco. Somente serão atendidas no TJDFT as partes que foram previamente intimadas a comparecerem no Tribunal de Justiça. Os processos são de execução, ações revisionais – que envolvem o questionamento dos juros cobrados ou de alguma cláusula do contrato, e processos de indenização.
A expectativa é de que cada banca realize nove audiências por dia, com intervalos de 40 minutos cada uma. Trabalharão durante a Semana Nacional de Conciliação do TJDFT cerca de 100 pessoas, entre servidores, estagiários e conciliadores do TJDFT.
Do TJDFT