Terminou na última sexta-feira (20), a 1ª Semana de Conciliação do TJDFT em 2011. Embora os dados deste último dia ainda não tenham sido contabilizados integralmente, a Corregedoria está satisfeita com os resultados atingidos. Até o quarto dia do evento, a média total de acordos obtidos era de 70%. O índice superou a expectativa inicial de 65% de acordos, numa clara demonstração do sucesso do evento.
Durante cinco dias, magistrados, advogados, defensores, conciliadores, servidores, terceirizados e voluntários participaram da Semana de Conciliação, que aconteceu no 10º andar do bl. A do Fórum de Brasília. Para o atendimento às partes, foram montadas 29 bancas de conciliação, com funcionamento simultâneo. As audiências eram iniciadas às 12h30 e realizadas com intervalos de 30 em 30 minutos até as 19h. O evento teve como objetivo promover a conciliação entre partes devedoras e o Itaucred, o Unibanco, o Bradesco e a Finasa, dando fim a cerca de 1.800 processos que tramitavam nas Varas Cíveis de todo o DF.
Bancos – No decorrer deste ano, o Tribunal pretende realizar iniciativas similares, envolvendo outras instituições bancárias e financeiras que já manifestaram interesse em conciliar suas demandas com as partes devedoras. Com isso, pretende-se concluir, de forma rápida e pacífica, milhares de processos em tramitação nas Varas Cíveis, a um custo reduzido e com resultados favoráveis para todos os envolvidos.
A realização de Semanas de Conciliação, já consagradas pelo TJDFT, contam com o total apoio do Conselho Nacional de Justiça, que vem fomentando essa prática nacionalmente por meio do “Movimento pela Conciliação”. Com isso, busca-se difundir uma cultura de incentivo à solução de conflitos através do diálogo, com vistas a garantir maior celeridade e efetividade à Justiça.
Fonte: TJDFT