São Raimundo Nonato no Piauí ganha Juizado Conciliatório Permanente

Compartilhe

Mais uma Vara do Trabalho do Piauí implantou o Juizado Permanente de Conciliação, desta vez em São Raimundo Nonato. A iniciativa foi do juiz Ferdinand Gomes dos Santos, titular da Vara. A proposta do Juizado é solucionar conflitos trabalhistas de forma bem mais rápida e eficiente, trazendo benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores.

 

A implantação do Juizado Permanente de Conciliação é incentivada dentro das políticas do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRTPI) em prol do Movimento pela Conciliação, e atende aos objetivos previstos no Planejamento Estratégico do Tribunal. O juizado estimula a conciliação como técnica de resolução de conflitos e a consequente redução da taxa de congestionamento da fase de execução.

Em São Raimundo Nonato, o Juizado funcionará sempre às segundas-feiras, a partir das 9 horas, na sede da Vara do Trabalho. Para inclusão do processo na pauta a solicitação pode ser feita por qualquer uma das partes interessadas. Além disso, a Secretaria da Vara também deve, mensalmente, fazer triagem de processos para inclusão no Juizado.

Na conciliação, os dois lados envolvidos no conflito conversam na busca do entendimento, mediados por um juiz do Trabalho. O Juizado Permanente de Conciliação também foi implantado na 1ª e na 4ª Varas do Trabalho de Teresina e nas Varas de Floriano, Corrente, Picos, Piripiri e Oeiras.

 

Fonte: TJPI