RS promoverá Encontro Estadual do Programa de Valorização

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) realizará no dia 10 de setembro um Encontro Estadual do Programa Valorização – Juiz Valorizado, Justiça Completa! Promovido pelo Conselho de Administração, Planejamento e Gestão (CONAD) e com o apoio da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, o evento será realizado na sede da Escola Superior da Magistratura da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 229, em Porto Alegre).

A conferência de abertura será proferida pelo conselheiro José Lucio Munhoz, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que preside a Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas e desenvolve o Programa Valorização no país.

Instituído pelo CNJ, o objetivo do Programa Valorização é debater mecanismos de valorização da magistratura e do Poder Judiciário como um todo, tanto em sua estrutura interna como no relacionamento com a sociedade, inclusive com a finalidade de melhor esclarecer o cidadão sobre a importância dos serviços prestados pelo Judiciário.

Nesse contexto, a finalidade do Encontro Estadual que o TJRS realizará é reunir magistrados do Estado do Rio Grande do Sul – envolvendo os Tribunais, Corregedorias, Escolas da Magistratura e Judiciais, Diretorias de Comunicação e Associações de todos os segmentos da magistratura – para discutir a questão. Além dos juízes e desembargadores, serão convidados a participar do encontro os integrantes da área da Comunicação Social das instituições e entidades participantes.

“Trata-se de um evento focado na magistratura estadual e concebido para trabalhar o eixo programático do CNJ a partir de um foco regional”, observa o presidente do CONAD, desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello. A proposta é aprofundar o debate sobre as necessidades da magistratura e buscar aproximação com o Conselho Nacional de Justiça. “Queremos aperfeiçoar a pauta do CNJ, a partir da ótica e das proposições da magistratura gaúcha nos eixos temáticos propostos pelo Programa Valorização”, acrescenta o desembargador Aymoré.

O presidente do CONAD explica que, para garantir as proposições do encontro, o desembargador Marcelo Bandeira Pereira, presidente do TJRS, autorizou a convocação dos juízes-corregedores, dos juízes-assessores da Presidência e das Vice-Presidências e dos magistrados integrantes do Núcleo de Inovação e Administração Judiciária da Escola Superior da Magistratura (NIAJ), ainda determinando que sejam convidados todos os desembargadores e demais magistrados do Estado, com dispensa de jurisdição no caso dos magistrados da Justiça Estadual. Atuando como entidade apoiadora do evento, a AJURIS fará a convocação de todos os coordenadores das suas Coordenadorias Regionais.

Inscrições
As inscrições para magistrados e integrantes da Comunicação dos órgãos participantes do encontro deverão ser efetuadas por formulário disponibilizado na internet, na home page do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (www.tj.rs.gov.br), no link “Destaques”, a partir desta segunda-feira (20/8).

Do TJRS