Projeto Virando a Página publica coletânea de textos dos alunos no Rio Grande do Sul

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Ocorreu nesta tarde (15/6), no gabinete da Diretoria-Geral (DG) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o lançamento do livro “Virando a Página”, de projeto homônimo, realizado em uma parceria do TRF4 e do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), e de autoria dos estagiários do Programa de Educação pelo Trabalho (PET). A cerimônia foi conduzida pela diretora-geral da corte, Eloisa Agra Hassen, que fez a entrega dos títulos aos doze participantes.
“Fica aqui o meu apelo para que esse projeto possa ter continuidade, tendo em vista a importância que ele tem, não só para esses jovens, mas pra todos nós, que recebemos uma lição de vida com o exemplo deles”, afirmou Eloisa, emocionada. A servidora do TRF4 Rosane Ávila de Oliveira, idealizadora do projeto e do livro, agradeceu à DG pelo apoio e aos alunos por aceitarem o desafio: “Uma instituição é formada por pessoas, então qualquer ação depende da vontade de cada um. Agradeço à diretoria pelo olhar diferenciado a esse projeto, e a vocês, alunos, sem os quais ele não seria possível”, concluiu.

Além dos autores, estavam presentes à solenidade a presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase/RS), Joelza Pires; a corregedora da Defensoria Pública do RS, Cláudia Barros; a professora das oficinas, Eliana Rospide, da Uniritter; Rosaura de Paula, representando a 3ª Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça/RS; além de representantes de entidades, servidores da corte e familiares dos estagiários.

As oficinas de leitura e produção textual, ministradas por universitários do curso de Letras da Uniritter, aconteceram entre agosto e novembro do ano passado, com doze alunos. Ao longo das aulas e da prática da escrita, foram estudadas outras questões linguísticas e gramaticais, e ao final, cada participante selecionou alguns textos para compor a coletânea. Atualmente o projeto já está em sua segunda edição.

PET – Desde 2004, o Programa de Educação pelo Trabalho é realizado em parceria entre o TRF4 e a Fase. O programa oportuniza a realização de trabalho educativo para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida socioeducativa, preparando-os para o exercício da atividade laboral. Desde sua criação, já participaram mais de 50 adolescentes, com idades entre 16 e 21 anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TRF4