Pequeno Cidadão envolve crianças em atividades ao ar livre

Compartilhe

A chuva fina que caiu sobre Vitória na manhã desta quarta-feira (23/01) não atrapalhou as atividades ao ar livre da segunda oficina do Projeto Pequeno Cidadão. Num bairro nobre da capital, os adolescentes encontraram muita beleza, mas também muita sujeira. Além de fotografar, eles recolheram o lixo que encontraram pelo caminho.

Dez meninos e meninas da Fundação Fé e Alegria, com idades entre dez e 15 anos, participaram do segundo encontro do Projeto Pequeno Cidadão, desenvolvido pelo TRT-ES em parceria com o TJES. Eles se reuniram às 8h na sala multiuso da Escola Judicial (Ejud), onde participaram de uma dinâmica com bolas coloridas, orientados pelas servidoras Consuelo Pagani, autora do projeto, e Edite Coutinho.

Depois, chegou a hora mais esperada. Munidos de máquinas digitais, os adolescentes partiram em direção à Enseada do Suá. Ficaram encantados com a paisagem: os coqueiros, as plantas sobre as pedras, a Terceira Ponte, o Convento da Penha…, para qualquer lado que se apontasse a lente, a imagem era de cartão postal.

Mas entre um clique e outro, o olhar atento logo percebeu o “outro lado” daquela bela paisagem.  E os pequenos cidadãos colocaram câmeras e mãos à obra. Sacos e garrafas de plástico, embalagens de marmita, restos de comida, papel, folhas e galhos secos. A quantidade de sujeira encontrada no local impressionou os jovens fotógrafos. Eles não só registraram como recolheram os materiais que encontraram, para que tivessem o destino adequado. Difícil foi encontrar latas de lixo no local…

“Estamos com as mãos cheias de lixo e não encontramos lixeiras”, observou um dos adolescentes. “Eles estão percebendo a diferença entre uma área bem cuidada e um local degradado. Quando a própria população não faz a sua parte e a prefeitura não cuida, o resultado é este: uma paisagem linda, à beira-mar, mas comprometida pela sujeira”, disse Consuelo.

Na próxima quarta-feira (30/01), os adolescentes irão a outro ponto da cidade para participar da terceira oficina do Projeto Pequeno Cidadão.

Objetivo do Projeto – O Projeto Pequeno Cidadão visa conscientizar menores carentes  sobre cidadania e educação socioambiental, além de contribuir para a descoberta de potenciais, valorização de capacidades profissionais, elevação da autoestima e inserção social. Durante quatro meses, os alunos participarão de oficinas de fotografia, desenho, literatura, pintura e teatro.

Parceiros  – O Projeto Pequeno Cidadão é desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) por meio da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e conta com o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho (Ajustes), da Unimed Vitória, da CTA – Serviços em Meio Ambiente, e da Biomassa Consultoria Ambiental. A Caixa Econômica Federal, por meio do PAB TRT, e o Setor Público do Banco do Brasil também colaboram, oferecendo lanche para os adolescentes.

 Datas das atividades do projeto:
 
– 16, 23 e 30 de janeiro
– 06, 20 e 27 de fevereiro
– 06, 13 e 20 de março
– 03 de abril

Horário das oficinas:

Das 8 às 11 horas

Fonte: TRT-ES