Projeto “Compartilhando Saberes” comemora cinco anos

Compartilhe

Em comemoração ao quinto ano do projeto “Compartilhando Saberes: Justiça, Comunidade, Instituição e Indivíduo”,  do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o 2º Juizado Especial Cível, Criminal e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Núcleo Bandeirante, promoveu na última quinta-feira (22/09) palestra sobre o tema “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, com a participação da ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O corregedor da Justiça do DF, Desembargador Sérgio Bittencourt, prestigiou o evento.

A Ministra Eliana Calmon, na sua palestra, enfatizou que a questão da violência doméstica contra a mulher se tornou um problema de política pública, e não apenas do Estado. Segundo ela, já se constatou que o PIB nacional perde cerca de 20% em razão da violência doméstica, porque a mulher deixa de comparecer ao emprego por conta da violência, tem que ir para o hospital e ainda pode acionar a polícia criminal (Estado) na repressão ao agressor. Esses três fatores levam a um prejuízo na conta do Estado que é devastador.

Visão social – Também participaram do evento, a professora Eva Faleiros, mestre em serviço social e pesquisadora da área de violência contra a criança, que falou sobre a visão social da violência doméstica e familiar contra a mulher; e o professor Paulo Bareicha, psicólogo clínico, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), que abordou a visão psicológica em relação ao mesmo assunto.

No final a secretária de Estado da Mulher, do Governo do Distrito Federal, Olgamir Amância, representando o Governador Agnelo Queiroz, apresentou as ações do Governo do DF no combate e prevenção aos fatores que levam à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Palestras e relevância – Nesses cinco anos de atividade, o programa realizou 16 palestras, assistidas por cerca de nove mil pessoas. Segundo o Juiz de Direito Ben-Hur Viza, do 2º Juizado Especial Cível, Criminal e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, do Núcleo Bandeirante, organizador do projeto, o objetivo é levar para a comunidade aquilo que ela quer saber, efetivamente, sobre o assunto.

Por isso, as pessoas têm procurado o projeto com suas dúvidas e apreensões e as palestras são organizadas para informá-las, de forma prática e objetiva, como devem agir quando surgir uma situação que envolva a violência doméstica e familiar. O projeto, devido à sua relevância, se tornou referência para a comunidade daquela cidade.

Do TJDFT