O Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, edição 2023, observou a Resolução CNJ n. 429/2021, a Portaria CNJ n. 305/2021 e a Portaria CNJ n. 408/2022, que entre outras disciplinas definiu o tema da categoria especial como Gestão de Memória: recursos humanos. A categoria especial está subdivida em seis subcategorias: Tribunais Superiores e Conselhos, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar Estadual e Justiça Estadual. 

Portaria CNJ n. 17/2023 designou os integrantes da Comissão Avaliadora e do seu Grupo de Apoio Multidisciplinar do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2023, além de outras disposições. 

Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário foi outorgado em 12 de maio de 2023, no III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM), realizado em Porto Alegre.

Salise Monteiro Sanchotene

Desembargadora Federal, Conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário.

Giovanni Olsson

Juiz do Trabalho, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Ricardo Fioreze

Juiz do Trabalho, Secretário Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça.

Ana Lúcia Aguiar

Juíza Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Coordenadora do Comitê do Proname.

Carlos Alexandre Böttcher

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Coordenador dos Subcomitês de Memória e de Capacitação do Proname. 

Anita Job Lübbe

Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Coordenadora do Subcomitê de Preservação Digital do Proname.

Ingrid Schroder Sliwka

Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Coordenadora do Subcomitê de Instrumentos de Gestão Documental do Proname.

Karen Luise Vilanova Batista de Souza

Juíza Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, integrante do Comitê do Proname.

Neide Alves Dias De Sordi

Bibliotecária e Mestre pela Faculdade de Ciência da Informação da UnB. Integra o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Analista judiciária aposentada do Superior Tribunal de Justiça. Foi diretora-geral do Arquivo Nacional e presidente do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq); Diretora-Executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ e Secretária de Pesquisas e Informação do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal. Foi diretora da empresa InnovaGestão – Consultoria em Informação.

Pâmela Tieme Barbosa Aoyama

Bibliotecária formada pela Universidade de Brasília (2011), com especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento (2014). Analista Judiciária, Área Apoio Especializado, Biblioteconomia, do Conselho Nacional de Justiça, Coordenadora de Gestão da Informação e Memória do CNJ, integrante do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Poder Judiciário (Proname) e Gerente da Revista CNJ.

Tassiara Jaqueline Fanck Kich

Bacharel em Direito e em Arquivologia, Mestre em Patrimônio Cultural, Especialista em Gestão em Arquivos. Analista Judiciária/Especialidade Arquivologia na Justiça Federal do Rio Grande do Sul. Foi servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).

Luciane Baratto Adolfo

Bacharel em Arquivologia (UFSM), especialista em Gestão em Arquivos (UFSM), Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Analista do Poder Judiciário, Especialidade Arquivologia no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). Integrante do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Poder Judiciário (Proname), indicado como representante de Tribunal de Justiça Estadual. Membra da Seção de Arquivos e Direitos Humanos do Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

Rodrigo Franco de Assunção Ramos

Arquivista formado pela Universidade de Brasília (2007), com especialização em Gestão Eletrônica de Documentos (2015). Servidor público desde 2004 com atuação na Polícia Federal e na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Atua como arquivista no CNJ desde 2014. Chefe da Seção de Arquivo e de Gestão Documental do CNJ, integrante do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Poder Judiciário (Proname).

Eduardo dos Santos Rocha

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Graduado em História. Coordenador de Gestão Documental do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), integrante do Comitê de Gestão Documental e Memória da Justiça do Trabalho (CGDMJT) e do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).

Nádia Csoknyai Del Monte Kojio

Historiadora, especialista em organização de arquivos pelo IEB/ECA/USP e Alcobendas (Espanha), mestre em planejamento urbano e regional com ênfase em políticas públicas de patrimônio cultural. Coordenadora do Arquivo Público do Município de São José dos Campos, Conselheira titular representante do segmento dos Arquivos Públicos Municipais junto ao Conarq, Vogal titular da Comissão Nacional de Seleção dos Projetos Iberarchivos e integrante do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Poder Judiciário (Proname).

Renata Lima Guedes Peixoto

Bibliotecária formada pela Universidade de Brasília (2006), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2011), mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação na Universidade de Brasília. Atuou como bibliotecária nas instituições: Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ministério da Justiça e Instituto Brasília Ambiental. É bibliotecária do Conselho Nacional de Justiça desde 2017.

Michel Duarte Ferraz

Graduado em Direito (Unicap – 2011) e Museologia (UFPE – 2015), com Especialização (lato sensu) em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania (UFG-2016) e Mba em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições (Estácio – 2022). Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, Apoio Especializado em Museologia (desde 2019), membro das Comissões Permanentes de Gestão Avaliação Documental e Gestão de Memória do TJAP, Conselheiro do Conselho Regional de Museologia 1ª Região.

Mônica Lopes Simião

Graduada em Biblioteconomia (UFPR) e em Direito (Unicuritiba). Pós-graduada em Museologia (EMBAP). Servidora aposentada da Seção Judiciária do Paraná, como Analista Judiciária, Especialidade Biblioteconomia.

Josemar Henrique de Melo

Doutor em Documentação pela Universidade do Porto (Portugal) com reconhecimento em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor Assistente B do curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, ministrando os componentes curriculares: Fundamentos Arquivísticos e Documentos Digitais. 

Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha

Doutora em História e mestra em Ciência da Informação. Pós-graduada em Arquivo e em Direito Civil e Processual Civil, Graduada em Direito e em História. Analista judiciário, gerente do Memorial da Justiça, integrante da Comissão de Acessibilidade e Inclusão e do Grupo de Trabalho de Diversidade Sexual e de Gênero e suas Interseccionalidades do TJPE.

Notícias relacionadas