Juizado do MA terá mais de mil audiências de conciliação

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

O juiz Marco Antônio Teixeira Netto, titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal, no Maranhão, agendou para os cinco dias da Semana Nacional da Conciliação 1001 audiências. Todas elas vão acontecer em doze salas, no próprio juizado, que fica na Rua do Egito, Centro de São Luis. A Semana da Conciliação vai acontecer em todo o Brasil no período de 28 de novembro a 2 de dezembro.

A pauta prevista para a Semana da Conciliação no 1º Juizado é uma das maiores para este período em uma única unidade judicial. Para cumprir com a agenda, Marco Antônio Teixeira Neto vai contar com o auxílio de 50 alunos do Uniceuma, que atuarão como conciliadores voluntários. “Esses 50 alunos vão trabalhar com a gente graças a um convênio firmado com a faculdade. Vai ser bom para eles, que vivenciarão a prática jurídica e bom para a Justiça, pois quanto mais gente trabalhando, mais ágil serão os trabalhos”, afirma o magistrado.

Sobre o número de audiências programadas, 1001, o juiz destaca que é emblemático. “Na verdade, a minha idéia é realizar a milésima audiência sozinho, apenas o juiz e as partes e, de preferência, com uma conciliação. Nosso objetivo é firmar acordos no maior número possível de processos”, observa ele, que também vai coordenar o trabalho de todas as salas. O Movimento pela Conciliação é um programa coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciado em 23 de agosto de 2006. Conta com a participação de tribunais de todo o país, na esfera estadual, federal e do trabalho.

O objetivo do programa é a divulgação e o incentivo à solução de conflitos por meio do diálogo, com vistas a garantir mais celeridade e efetividade à Justiça. 

Do TJMA