O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, prestigiou na segunda-feira (02/01) a posse do conselheiro José Carlos Novelli como presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A solenidade ocorreu no final da tarde no Centro de Eventos do Pantanal. “Não poderia deixar de participar dessa posse.
O TCE é um instrumento necessário à democracia. A instituição vem se aprimorando e prova maior é o fato de ser referência para os demais Tribunais de Contas do país”, argumentou o desembargador.
Durante a sessão solene de posse da 51º Mesa Diretora, o presidente empossado, conselheiro José Carlos Novelli, anunciou a criação da Secretaria de Tecnologia da Informação, responsável em gerenciar seis grandes programas que vão garantir ao TCE a vanguarda na era digital. “A tecnologia é nossa principal aliada para vencer as barreiras da distância neste território continental, elevar os patamares de controle externo e colaborar com os fiscalizados. Em especial as prefeituras, para que elas também possam implantar uma gestão moderna de resultados e atender cada vez melhor a sociedade”, afirmou.
Tomaram posse ainda para a gestão do biênio 2012-2013 o conselheiro Alencar Soares, como vice-presidente, e o conselheiro Antonio Joaquim, na Corregedoria-Geral do TCE-MT. O conselheiro Antonio Joaquim foi eleito presidente da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). “A meta é fazer com que os demais Tribunais alcancem um nível mínimo de qualidade e efetividade do controle externo”, pontuou o conselheiro.
Presidência – José Carlos Novelli já presidiu a instituição no biênio 2006-2007, período em que o TCE-MT implantou a primeira etapa do planejamento estratégico de longo prazo 2006-2011. Nessa nova gestão, ele vai novamente executar a primeira fase do planejamento elaborado para o período 2012-2017. Agora a prioridade da gestão é promover uma verdadeira revolução digital no Tribunal. “Dentro do Programa Autos Digitais, vamos implantar os programas Plenário Virtual, o Diário Oficial Eletrônico e o Malote Eletrônico, para obter ganhos de eficiência”, disse.
Outra inovação do TCE anunciada é o uso da tecnologia para os cursos de educação à distância, que serão colocados à disposição dos gestores e das equipes de servidores de todas as unidades da administração pública. Também será criada a Assessoria de Apoio ao Fiscalizado para dar suporte ao processo de modernização das Prefeituras.
Todos os sete conselheiros participaram da solenidade, que contou com as presenças do governador em exercício, Francisco Daltro, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, o representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Sérgio Ricardo, senador Jayme Campos, deputado federal Julio Campos, defensor público-geral, André Pietro, o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho, o procurador-geral de Mato Grosso, Jenz Prochnow Júnior, o juiz federal Julier Sebastião da Silva, entre outras autoridades.
Fonte: TJMT