Vai até dia 30 prazo para incluir processos na Semana da Conciliação

Compartilhe

Os processos que estão tramitando em varas Cíveis e de Família do Poder Judiciário de Tocantins, em que as partes tenham interesse na resolução por meio da conciliação, podem ser inseridos até o dia 30 de setembro na pauta da Semana Nacional da Conciliação. A edição de 2014 da Semana Nacional de Conciliação, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de justiça do país, ocorrerá entre os dias 24 a 28 de novembro.

No Tocantins, a Central de Conciliações, em conjunto com a Coordenadoria Estadual do Movimento pela Conciliação, já iniciou os procedimentos nas Varas Judiciais para separação dos processos que serão tratados durante a Semana da mobilização nacional. A expectativa dos coordenadores é superar os números dos últimos movimentos de conciliação, tanto em valores quanto na presença dos envolvidos.

A Semana será uma grande oportunidade de reduzir, de forma efetiva, e com agilidade, o número de processos, promovendo e estimulando a resolução pacífica de conflitos, por meio do consenso entre as partes envolvidas.

Em 2013, foram incluídas 3.319 audiências em todo o estado, que resultaram 863 acordos, envolvendo quase R$ 12 milhões e 4.791 pessoas atendidas. Na Comarca de Palmas, os números também foram exitosos, com 832 audiências designadas e 199 acordos homologados (36,2%), num total de mais de 6,5 milhões de reais em acordo.

Fonte: TJTO