Porto Velho: Treinamento e capacitação de conciliadores e assessores supera as expectativas

Compartilhe

Foi um sucesso o treinamento e capacitação de conciliadores/assessores, ocorrido nos dias 01 e 02/12 no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Velho.

Durante dois dias, os servidores lotados na Capital, Ariquemes, Buritis, e  Guajará -Mirim receberam explanações pertinentes às ferramentas que permitirão enfrentar as questões e dificuldades mais comuns verificadas nas audiências de conciliação.

A Juíza Maria Abadia, titular da Vara dos Juizados Especiais da Comarca de Ji-Paraná, e a assessora Cláudia Maciel apresentaram alguns tópicos, através de vídeos do evento ocorrido em Brasília, o qual foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi exibida uma audiência de conciliação exemplificativa, sobre a qual os participantes puderam avaliar as técnicas empregadas e tecer comentários. Também houve dinâmica de grupo a qual possibilitou  a análise da "maximização de ganhos" (baseada na Teoria dos Jogos) e recursos para a motivação.

Ao comentar sobre o treinamento o conciliador Elias O. Silva (Porto Velho) destacou "É louvável a atitude do Tribunal de Justiça de Rondônia que vem cada dia mais valorizando a conciliação e a pacificação dos litígios. Este curso demonstra que valorizar o ser humano, reflete no bom convívio entre o Poder Judiciário e o jurisdicionado".

Também a assessora Andréia Oliveira Matos (Porto Velho), enfatizou que: "O curso foi uma atitude ousada e inovadora. Além de capacitar, reciclar profissionais para a prática da conciliação, traz novas técnicas e sobretudo um ideal novo de justiça que é a pacificação dos conflitos, tidos por alguns como a justiça do futuro".  

O evento, que contou com a presença dos desembargadores Paulo Kiyochi Mori, presidente da Comissão Coordenadora dos Juizados Especiais e da Desembargadora Ivanira Feitosa Borges, Corregedora Geral da Justiça, encerrou no final da tarde de sábado sob a expectativa da realização de encontro anual para aperfeiçoamento e reciclagem, o que foi anunciado pelo Desmbargador Kyochi Mori. (Assessoria de Comunicação TJ-RO)